cafezal
Vila Cafezal – Aglomerado da Serra em Belo Horizonte/BH

Em que consiste evangelizar em contexto de vilas e favelas?  Irmanar-se nas lutas do povo, com suas associações e movimentos sociais, em vista da conquista da cidadania e da defesa da dignidade da vida? Celebrar a vida em cada passo concretizado? Promover processos de construção da identidade, da autonomia e da autoestima das pessoas? Incentivar a mudança do olhar preconceituoso de quem, de fora, olha para os moradores das vilas e favelas como pobres coitados e não como irmãos e irmãs? Que significa concretizar uma presença significativa e inserida da Igreja nesse contexto?

A recém-criada paróquia bem-aventurada Dulce dos pobres, na Vila Cafezal nasceu em setembro de 2012 e celebra os dois primeiros anos de caminhada. Configura-se, atualmente, como uma rede de oito comunidades, onde trabalham três presbíteros: Pe. Wagner Calegário de Sousa, Pe. Raphael Eustáquio do Carmo e Pe. François Marie Lewden (Pe. Chico).

A equipe executiva do Observatório da Evangelização conhecerá e descreverá as ações evangelizadoras que acontecem no Aglomerado da Serra. Que passos foram dados nesses dois anos? Que desafios enfrentaram? Que ações evangelizadoras concretizam atualmente? Que projetos de evangelização estão no horizonte? Que originalidade essa rede de comunidades consegue concretizar?  Em breve, apresentaremos aqui nossas observações.

Anúncios