comunidade

Há novidades na ação evangelizadora quando uma paróquia tradicional, com igreja matriz circundada por algumas capelas, transforma-se em comunidade de comunidades? Que caracteriza, concretamente, uma paróquia convertida pastoralmente em rede de comunidades? À equipe executiva do Observatório da Evangelização foi sugerido conhecer a experiência de evangelização que acontece na paróquia São Francisco Xavier.

Esta paróquia – criada em 28 de outubro de 1993, pelo então arcebispo Dom Serafim Fern???????????????????????????????andes de Araújo – surgiu de uma divisão da extensa paróquia Cristo Operário.  Situada na zona norte da capital mineira, à direita da Av. Cristiano Machado para quem segue no sentido centro – Aeroporto de Confins. Os limites de seu território se estendem pelos bairros Floramar, Jardim Felicidade, Jardim Guanabara, Lajedo, Pedreira, Solimões e Tupi. Desde a sua constituição ela foi entregue aos jesuítas, que já prestavam serviços na região. Nas proximidades da recém-criada paróquia funcionava a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, na época denominada Instituto Santo Inácio – ISI.

Os jesuítas acolheram a missão e assumiram como desafio elaborar um projeto de evangelização próprio para aquele contexto e consolidar uma paróquia que manifestasse, naquele local, a missão da Igreja de Jesus Cristo. Tinham presentes os sinais de esgotamento do modelo tradicional paroquial. Contavam com a presença de outras congregações religiosas atuando no território da paróquia, com muitas lideranças leigas já identificadas e em processo de formação. Vencidas as primeiras resistências, um significativo grupo de lideranças leigas aderiu ao projeto, disposto a conhecer melhor a Tradição da Igreja e colocar-se a serviço da evangelização.

A paróq???????????????????????????????uia possui, atualmente, uma rede de dez comunidades. Mas qual a singularidade do projeto de evangelização que ali se concretiza? O que tal modelo de organização conseguiu, concretamente, articular? Que ações evangelizadoras merecem destaque? A equipe executiva do Observatório da Evangelização vai a campo e pretende conhecer de perto a caminhada dessa paróquia e, em breve, descrever o que ali se efetiva. Aguardem as nossas observações e as posteriores análises pastorais de nossos articulistas.

Edward Guimarães

P/  equipe executiva

Anúncios