0000vigilia

Neste tempo favorável somos convidados ao retorno para o Senhor. A Igreja, então, nos propõe a caminhada quaresmal rumo à Páscoa.  A quaresma não tem valor em si mesma, mas, enquanto preparação, através da oração, do jejum, e da esmola, nos direciona à Páscoa. Este, sim, é seu objetivo e resultado final: viver a vida nova que brota da luz de Cristo Ressuscitado.

Neste contexto, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização apresentou ao Papa, que por sua vez aceitou prontamente, à luz da experiência vivida da jornada de oração em prol da Paz, celebrar nos dias 13 e 14 próximo “24 horas para o Senhor”. Trata-se de uma jornada penitencial em que igrejas locais, comunidades, santuários mantenham suas portas abertas, promovam reflexões penitenciais, momentos de adoração, atendimento às confissões e celebrações eucarísticas. Em comunhão com o Santo Padre, o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, convocou todas as comunidades da Arquidiocese a participar dessa jornada em suas respectivas comunidades.

Trata-se de promover um momento rico para a experiência do perdão e da oração em preparação para a Semana Santa. Vivenciemos este momento propício considerando a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade 2015, que traz o tema: “Fraternidade: Igreja e sociedade” e o lema: “Eu vim para servir” (Mc 10,45).

Na íntegra, segue a carta convocatória do Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor, dirigida aos presbíteros desta arquidiocese:

Caríssimo Padre!

Com votos de saúde e paz apresentamos-lhe o pedido a nós enviado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização:

“O Santo Padre acolheu com satisfação a ideia de se propor novamente a iniciativa 24 horas para o Senhor, celebrada com grande participação na última Quaresma. Assim sendo, a próxima edição de 24 horas para o Senhor terá lugar, segundo o calendário indicado por Sua Santidade, nos dias 13 e 14 de março de 2015. O tema que orientará a reflexão é: Deus é rico em misericórdia (Efésios 2,4).

Nos dias acima indicados, de acordo com as possibilidades e necessidades das Igrejas locais, seria importante proporcionar uma abertura extraordinária das igrejas, oferecendo a possibilidade da celebração do sacramento da Confissão e da Adoração Eucarística. O dia poderia concluir-se com a celebração da Santa Missa na tarde de sábado. Ulteriores informações podem ser encontradas no nosso site: www.novaevangelizatio.va”.

Para nossa Arquidiocese de Belo Horizonte, pedimos que em todas as Paróquias se organize alguma iniciativa na data e tema propostos manifestando nosso empenho e comunhão com toda a Igreja.

No Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, como de praxe haverá Adoração Eucarística. Diversos padres estarão disponíveis ali para o atendimento de confissões das 18h do dia 13/03 às 18h do dia 14/03.

Pedimos que os meios de comunicação da Arquidiocese, inclusive aqueles paroquiais, dediquem atenção a este momento propício para a reconciliação no contexto brasileiro da Campanha da Fraternidade.

Agradecendo sua atenção, renovo os votos de fecunda vivência quaresmal,

+ Walmor Oliveira de Azevedo

Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

 

(Fonte: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias/catalogo/noticias.php?id_noticia=10177)

Anúncios