Com o objetivo de tornar o Observatório conhecido e utilizado pelos membros das comunidades, paróquias, foranias, grupos e movimentos eclesiais presentes e atuantes em cada Região Episcopal, estreitar laços e auxiliar na construção da pauta de observações, a equipe executiva do Observatório da Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte/ANIMA PUC Minas agendou, neste mês de março, visita aos vigários episcopais e respectivas secretárias.

Durante as conversas, a equipe do Observatório explicitou o desejo de colocar-se a serviço da Igreja, sobretudo, para explicitar e dar maior visibilidade eclesial às ações evangelizadoras das Regiões, bem como propor reflexões sobre os desafios de evangelizar no contexto atual. Para darmos um passo importante, foi solicitado de cada Região oferecer ao Observatório sugestões de experiências de ações evangelizadoras significativas que estão acontecendo em paróquias, pastorais, movimentos e/ ou grupos. Com indicações concretas, o Observatório poderá melhor concretizar a sua missão. A equipe colocou-se à disposição para outras possíveis formas de parcerias, bem como fazer-se presente em acontecimentos eclesiais marcantes da Região, assembleias presbiterais, reuniões com lideranças cristãs, planejamentos. Ficou claro que a intencionalidade que rege o Observatório é a busca de colocar-se a serviço da ação evangelizadora da Igreja.

Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP

Padre Marcilon RENSP_1A sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro Floresta/BH e que tem como bispo referencial dom João Justino de Medeiros Silva, foi a primeira a ser visitada pela equipe do Observatório. Esta foi recebida pelo vigário episcopal o padre José Marcilon da Silva e pela secretária Maria Inês, para uma agradável conversa. Foi apresentada as principais características da Região, bem como os desafios da caminhada diante, sobretudo, da sua extensão territorial. Conversamos também sobre os passos dados orientados pelo Plano Pastoral 2013-2016.

Lembrou-se que duas paróquias da Região  já foram temas de análise do Observatório (https://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com/2014/12/01/paroquia-nossa-senhora-do-morro-um-desafio-inspirador-para-toda-a-igreja/ // https://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com/2015/02/13/dulce-dos-pobres-semente-em-terra-boa/). Padre Marcilon aproveitou o momento para destacar alguns Padre Marcilon RENSP_2entre os trabalhos pastorais existentes, tais como os círculos bíblicos da Comunidade do Morro Vermelho, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré; o trabalho com jovens em Taquaraçu de Minas, na Paróquia Santíssimo Sacramento. Enfatizou ainda os trabalhos de evangelização concretizados pela Paróquia Nossa Senhora Rainha e pela Paróquia Nossa Senhora, Mãe da Igreja. Ele ressaltou o conjunto de ações sociais das paróquias que está sendo organizada pelo “Serviço aos Pobres e Participação na Sociedade” – SEPPAS. Este organiza e articula as obras e práticas sociais das comunidades, paróquias e foranias, formando uma grande rede interligada.

Secretaria Maria Ines RENSPMaria Inês, secretária regional, apresentou-nos outras perspectivas. Ela indicou-nos também alguns trabalhos pastorais que merecem ser observados, como, por exemplo, a organização da Pastoral do Dízimo e as ações evangelizadoras na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição – RENSC

Padre Sebastiao Diogo RENSC_1A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, cuja sede está fixada no bairro Cachoeirinha/BH e que tem como bispo referencial dom Wilson Luís Angotti, foi a segunda a ser visitada pela equipe do Observatório da Evangelização.  Esta foi recebida, de forma muito cordial, pelo vigário episcopal Pe. Sebastião Diogo de Melo e pela secretária Cremilda.  Ao longo da conversa foram sendo explicitados as características, os passos e os desafios atuais da caminhada da Região, muitos deles indicados no Plano de Pastoral.

Lembrou-se que o Observatório já realizou a análise de uma experiência significativa de rede de comunidades numa paróquia da Região (https://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com/2014/12/12/paroquia-sao-francisco-xavier-uma-rede-de-comunidades-em-processo-permanente-de-autoconstrucao/). Padre Diogo falou-nos da integração de muitas pastorais em nível regional e de que forma os programas pastorais nas foranias e paróquias estão sendo aplicados de maneira que Padre Sebastiao Diogo RENSC_2tenham grande participação dos agentes. Destacou o crescimento da caminhada das assembleias do Clero, que tem reunido aproximadamente 80 a 90 padres. Ele apresentou ao Observatório algumas possibilidades de observação envolvendo pastorais e movimentos presentes na Região. Destacou o trabalho sobre CEBs em Ribeirão das Neves; as ações do Centro de Evangelização da Vila Fátima, em Justinópolis; o trabalho social junto aos acampados. Compartilhou ainda sobre uma experiência que tem sido muito interessante, um grupo de presbíteros que consolidou o costume de, nas segundas quintas-feiras de cada mês, reunirem-se para partilhar a vida e trocar de ideias.

Padre Sebastiao Diogo e secretaria RENSCCremilda, a secretária regional, enriqueceu a conversa com muitos comentários pertinentes e falou sobre as atividades realizadas na cúria Regional, com ênfase para os encontros sistemáticos de formação e que, em determinadas épocas do ano, reúnem um número considerável de agentes pastorais e o trabalho de formação das secretárias e secretários paroquiais.

Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida – RENSA

Padre Jorge RENSA_3A terceira visita aconteceu à sede da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, situada no bairro Cidade Industrial/Contagem e que tem como bispo referencial dom Luiz Gonzaga Fechio. Com alegria contagiante, o vigário episcopal padre Jorge Vydrych recebeu em sua sala a equipe do Observatório. Após conhecer a proposta do Observatório e conversarmos sobre os desafios vividos atualmente na Região, demonstrou entusiasmo e, imediatamente, percebeu que poderia haver muitas possibilidades de trabalho.

Padre Jorge destacou o trabalho voluntariado da Pastoral da saúde, Paróquia São José ePadre Jorge RENSA_2 São Gabriel Passionista; o envolvimento dos leigos na Paróquia Santa Cruz em Contagem; enquanto trabalho social, destacou a ação evangelizadora promovida pelo Dispensário da Paróquia São Paulo da Cruz; a dinâmica dos círculos bíblicos concretizada pela Paróquia Jesus Operário, dentre outros.

Padre Jorge RENSA_1Depois de conversarmos sobre as diversas possibilidades do Observatório, visualizamos futuras parcerias, sobretudo após o investimento que a Região pretende fazer contratando alguém para dedicar-se a organização da área da Comunicação. Não tivemos muito contato, nesta ocasião, com a secretária Sueli.

 

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança – RENSE

Frei Adilson RENSE_2Para completar este primeiro ciclo de visitas às Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Observatório da Evangelização visitou a sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, com endereço no bairro Caiçara e que tem dom Joaquim Mol como bispo referencial. Poucos dias antes, na Assembleia do Clero desta Região, já tínhamos tido a oportunidade de apresentar o projeto do Observatório e, agora, fomos recebidos, com afeto e alegria fraterna pelo vigário episcopal Frei Adilson Corrêa e pela secretária Mércia, e conversamos, com riqueza de detalhes, sobre as características, projetos e metas da Região.

Frei Adilson RENSE_1

Assim como em outras duas Regiões, recordou-se que o Observatório conheceu e
observou na Região, como projeto piloto, o chamado Movimento das Pequenas Fraternidades, nas Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Clara de Assis (https://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com/2014/10/03/movimento-das-pequenas-fraternidades/).

O vigário episcopal apresentou as características da Região Episcopal e seus limites territoriais. Comentou sobre os desafios das foranias e do sonho de comunidades presbiterais. Destacou a renovada e organizada comissão da juventude que, além de Frei Adilson e secretaria RENSE
organizar o DNJ e participar ativamente da missão na Região, busca reunir jovens para concretizar projetos de evangelização; a originalidade simples do Eremitério Belém e a prática do ofício das comunidades na Paróquia São Francisco das Chagas. Frei Adilson e Mércia, a secretária regional, deram destaque à Pastoral da Esperança, trabalho realizado com zelo pelos Ministros das Exéquias, que atuam no Cemitério da Paz, cemitério municipal que se encontra no território que abrange a Região; aos grupos de fé e política; os trabalhos sociais realizados no Curato Santo Domingos na Ventosa; à articulação das obras sociais na primeira segunda feira do mês; ao trabalho da comissão regional de liturgia.

Para avançarmos no processo de consolidação do Observatório como um instrumento importante a serviço da evangelização e um centro de referência de reflexão e análise pastoral, de notícia, partilha e intercâmbio de dados sobre as ações evangelizadora, sobretudo, da Igreja Particular de Belo Horizonte, convidamos a todos – leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, padres e bispos – que participem e ajudem com sugestão de pautas, envio de artigos, notícias de ações significativas que acontecem nas comunidades, questionamentos, sugestões e críticas.

P/ Equipe executiva,

Edward Guimarães

Anúncios