Urge que se reflita sobre o sofrimento, a dor de um povo ignorado pela mídia e pelo governo, que desprezando a história, tradição, cultura, VIDA do Povo Munduruku quer impor sobre suas terras a construção de seis ou sete hidrelétricas, na Bacia do Tapajós. Profetas não se calaram diante da opressão dos governos sobre os povos, nem no Primeiro Testamento nem João Batista, no Segundo Testamento e muito menos Jesus de Nazaré, segundo testemunham os Evangelhos. Também nós, cristãos, não podemos nos calar. Em atos e palavras (Lc 24,19), necessitamos elevar nosso clamor em favor da luta dos Povos Indígenas pelo direito à Terra, à Vida.

hgghhh

Transcrevemos, abaixo, um trecho da Carta Aberta do Povo Munduruku ao Povo Brasileiro, emitida durante o Acampamento Terra Livre (ATL), na semana passada:

“Denunciamos e repudiamos o pronunciamento do ministro de Minas e EnergiaEduardo Braga, sobre seu comentário em que afirma, em audiência pública no Congresso Nacional no dia 15/04/15, ‘ter bom diálogo com os Munduruku’ sobre os empreendimentos de barragens no rio Tapajós, sendo que em nenhum momento o governo ou o Estado brasileiro abriu espaço para o diálogo.

Ao invés do diálogo, o governo enviou forças armadas para a nossa região na tentativa de nos intimidar, garantindo os estudos dos pesquisadores em nosso território, mesmo contra nossa vontade. E assim como já nos manifestamos contra a construção dessas barragens em nossos rios, que ameaçam nosso modo de vida em assembleias e manifestações anteriores, voltamos a afirmar, através desta carta, que não aceitamos esse projeto de morte do governo.

Afirmamos que procuramos diálogo com o governo no começo deste ano quando entregamos nas mãos do ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República, um protocolo de consulta prévia, construída pelo povo Munduruku no qual falamos como queremos ser consultados e NUNCA recebemos respostas do governo federal.”

Para conhecer um pouco mais sobre a questão, acesse o link abaixo:

ttftf

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/542030-hidreletricas-no-tapajos-odisseia-munduruku

Anúncios