574x382xIMG_0303-1024x682.jpg.pagespeed.ic.MtPujS2R7s

Como entender a diversidade complexa de relações que os jovens estabelecem com a Igreja e com a fé cristã no contexto atual? Por um lado, que forma e com que linguagem o anúncio da mensagem cristã chega aos jovens; os que anunciam o Evangelho conseguem apresentar-lhes de forma significativa a pessoa de Jesus?, por outro, como os jovens compreendem a proposta cristã; como respondem aos apelos da fé?. O Observatório da Evangelização reproduz aqui e recomenda a leitura de um dos últimos artigos do teólogo João Batista Libanio sobre os desafios da evangelização da juventude no contexto contemporâneo.

A complexa situação da juventude desafia a fé cristã. Dela depende que a fé continue sendo vivida explicitamente. Na idade juvenil acontece o término da iniciação cristã. O ideal da pastoral com os jovens visa a que eles cheguem ao início da vida adulta, bem assentados nos fundamentos da fé (…).

A fé se lhes torna fonte de autocrítica e de superação, quando confrontam a própria vida com a pessoa de Jesus nos evangelhos. As pastorais que esquecem o Jesus histórico terminam em alienação e não conseguem dar sentido à vida do jovem de hoje (…).

Têm surgido movimentos eclesiais com forte apelo junto aos jovens, ao proporem a vida cristã em forma comunitária com incrível diversidade de expressões. Torna-se difícil discernir aquelas que contêm densidade e profundidade e se mostram capazes de durar daquelas que não passarão de fogo de palha. Há também as que mantêm certo contingente humano que, no entanto, se assemelham a ônibus circular, sempre cheio, mas não das mesmas pessoas. A mobilidade interna dos participantes ameaça a estabilidade da instituição. Entram e saem com enorme facilidade (…).

Fica-nos a tarefa de testá-los todos à luz da fé cristã, confrontando-os com a figura palestinense de Jesus. À medida que eles assumirem de veras o seguimento de Jesus no contexto social conflituoso atual se mostrarão promissores e resposta à pluralidade das tendências dos jovens.

http://www.faje.edu.br/periodicos2/index.php/perspectiva/article/view/2699

Anúncios