Frei Betto e Leandro Garcia Rodrigues participarão de debate nesta sexta-feira, 15 de maio, às 19h, no auditório 1 do prédio 4, campus Coração Eucarístico, para o lançamento do livro Cartas de Esperança em Tempos de Ditatura – Frei Betto e Leonardo Boff escrevem a Alceu Amoroso Lima. A publicação é da Editora Vozes. O evento de lançamento é uma promoção da editora e da PUC Minas, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.

Cartas de esperança virt MG

As 25 cartas que compõem este epistolário não são apenas “cartas da prisão”, são cartas das “catacumbas pós-modernas”. Mais do que cartas da prisão, são textos que evocam a liberdade, que clamam por este direito tão básico do ser humano. Neste sentido, Alceu Amoroso Lima foi o destinatário de Frei Betto e Leonardo Boff, cujas missivas não apenas denunciavam as torturas e os desmandos do Regime Civil-militar instaurado em 1964, mas também evocavam – e clamavam – por justiça e libertação, valores estes que Alceu defendeu veementemente nas inúmeras crônicas que publicou nos jornais brasileiros daquele momento.

Frei Betto
Frei Betto

Frei Betto é autor de 60 livros, editados no Brasil e no exterior. Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue (Rocco). Em 1982, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o Prêmio Juca Pato por sua obra Fidel e a religião. Seu livro A Noite em que Jesus Nasceu (Editora Vozes) ganhou o prêmio de “Melhor Obra Infanto-Juvenil” de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005, o júri da Câmara Brasileira do Livro o premiou mais uma vez, na categoria Crônicas e Contos, pela obra Típicos Tipos – perfis literários (Editora A Girafa). Em 2011, seu romance policial Hotel Brasil (Rocco) ficou entre as dez obras finalistas do Prêmio Jabuti, no quinto lugar. Em 2012, seu romance Minas do Ouro (Rocco) ficou entre os finalistas do Prêmio Portugal Telecom.

Leandro Garcia Rodrigues é pos-doutor em Estudos Literários pela PUC Rio. Professor de Língua Portuguesa do Cefet (Petrópolis-RJ) e do Programa de Especialização em Estudos Literários da PUC Rio. Especialista sobre a obra de Alceu Amoroso Lima e atuante no campo da epistolografia literária, é autor de Alceu Amoroso Lima – Essencial (2014) e Alceu Amoroso Lima: cultura, religião e vida literária (2012).

Mais informações no telefone: (31) 3048-2100.

Anúncios