Entrevista especial com Sérgio Coutinho

Papa Francisco e a Igreja no Brasil. O desafio da conversão pastoral e de um novo modelo de Igreja.

papafrancisco_paz

O anseio por uma Igreja “em saída”, que leve Jesus para todos os espaços, tem emergido como uma das principais linhas condutoras do pontificado de Bergoglio nesses dois anos. A análise é de Sérgio Coutinho, que considera, entretanto, que as palavras de Francisco têm recebido mais aceitação do que propriamente “os gestos mais proféticos” do Papa. Segundo o historiador, há uma intenção clara de solidificar o caráter missionário da Igreja, buscando uma aproximação maior com a sociedade, sobretudo com os estratos mais pobres da população. Trata-se da busca de uma mudança de mentalidade e de estrutura em direção à perspectiva do discípulo-missionário, que se propõe a “tocar a carne de Cristo”, destaca.

 Essa proposta se evidencia em diversos documentos como, por exemplo, as resoluções da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, onde são apresentados os rumos da Igreja no país. Nesse documento especificamente, a CNBB se posicionou acerca das desigualdades, da situação dos povos indígenas e da vida política brasileira, da qual se propõe a participar com autonomia. Em relação à ação evangelizadora, é acolhida a visão do Papa Francisco de uma Igreja missionária e misericordiosa, porém, de acordo com Coutinho, “o conteúdo teológico das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora – DGAE é muito mais avançado que a prática dos próprios bispos que aprovaram o texto. Há um descompasso entre a teoria e a prática, que é ainda muitíssimo autorreferencial e pouco em ‘saída’”. A mudança de mentalidade e a conversão pastoral foram apontadas pelo historiador como os grandes desafios da Igreja contemporânea.

Confira a entrevista na íntegra em:

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/o-desafio-da-conversao-pastoral-e-de-um-novo-modelo-de-igreja-entrevista-especial-com-sergio-coutinho/542659-o-desafio-da-conversao-pastoral-e-de-um-novo-modelo-de-igreja-entrevista-especial-com-sergio-coutinho

Anúncios