app08rad

O Papa Francisco acaba de nomear como um dos consultores do Pontifício Conselho “Justiça e Paz” a Timothy Radcliffe, inglês que já foi superior da Ordem Dominicana. Trata-se de um teólogo que trabalha por uma Igreja aberta a todos e traz bastante esperança àqueles que buscam uma Igreja renovada.

Algumas de suas ideias:

  • “Jesus ofertou uma ampla hospitalidade, e comeu e bebeu com todos os tipos de pessoa. Precisamos encarnar esta sua atitude em vez de nos retirarmos para dentro de um gueto católico”.
  • “O cultivo da tolerância implica uma atenção à particularidade da outra pessoa, um saborear de como ele, ou ela, é diferente de mim, na fé, na etnia, na orientação sexual. Uma sociedade de foge da diferença e finge que todos somos simplesmente o mesmo pode ter proibido a intolerância de alguma forma, e no entanto instituído-a sob outras formas”.
  • “Com certeza, pode-se ser generoso, sensível, não violento diante da homossexualidade. Penso que este comportamento pode ser expressão da autodoação de Cristo”
  • “É animador ver a onda de apoio ao casamento gay. Ela mostra uma sociedade que aspira uma tolerância aberta a todos os tipos de pessoas, um desejo de vivermos juntos em aceitação mútua. Uma noção heterossexual do casamento não deveria se impor contra os parceiros gays, embora devam-se abraçar as diferenças”.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/542682-teologo-polemico-timothy-radcliffe-e-nomeado-para-comissao-justica-e-paz-do-vaticano

Anúncios