http://www.evangelizabrasil.com
http://www.evangelizabrasil.com

Em 26 de abril de 2015, as CEBs da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida encontraram-se no Colégio Salesiano para refletir e fortalecer seu compromisso com os valores do Evangelho, em favor da vida. Na ocasião, o Observatório da Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte entrevistou algumas pessoas no intuito de fazer ecoar a voz ao povo das CEBs, para que a grande comunidade das filhas e dos filhos de Deus compreenda seu valor.

De fato, as CEBs – Comunidades Eclesiais de Base – surgiram como uma forma de evangelização que reagisse aos desafios do contexto sociopolítico nos anos da ditatura militar através de uma prática libertária e, ainda, como uma maneira da Igreja do Brasil se adequar às resoluções pastorais do Concílio Vaticano II, cujos 50 anos agora celebramos. Plasmou-se, assim, um novo modo de ser Igreja, mais viva, mais corresponsável, mais integrada. Uma opção decisiva, já em 1966, considerada urgente pelos bispos para renovar as paróquias.

As CEBs estão velhas? Enquanto o Evangelho é novo, é a boa nova, as CEBs estão novas e se renovam continuamente. Elas nasceram para atualizar e adaptar a Igreja ao mundo atual. Através delas novas bases foram construídas em nossa sociedade, já que estão na raiz de diversos movimentos sociais e auxiliaram na formação de vários líderes que atuam no campo político e social no Brasil. Assim como, claro!, fomentaram o crescimento de lideranças cristãs e o aumento de vocações específicas dentro da Igreja.

As CEBs forjaram uma nova forma de ver a realidade, ler a Bíblia, celebrar a fé. Devido à consciência desse seguimento do Caminho, de estar na caminhada, vários cristãos foram martirizados. Por isso podemos ouvir de um dos entrevistados nos áudios abaixo: “O sangue dos mártires não foi em vão.” Sim, e cremos que não será jamais.

O que as CEBs podem contribuir para a Evangelização hoje?

https://soundcloud.com/observatoriodaevangelizac/cebs-5

JÚNIOR: A sociedade exclui, Jesus aceita, acolhe. As CEBs, como Jesus, valorizam a caminhada de cada indivíduo.

https://soundcloud.com/observatoriodaevangelizac/cebs-2

LORENA: A gente pode falar de política, justiça, diversidade social, de uma forma divertida, levando a Palavra de Deus junto com a gente.

Fale sobre sua experiência neste encontro de CEBs:

https://soundcloud.com/observatoriodaevangelizac/cebs-3

ANA MARIA E EMANUEL: Aqui há gente de todas as idades, unida a partir de reflexões sobre as “novidades” da sociedade. As CEBs vêm trazer outros olhares, temas atuais para refletirmos como isso repercute em nosso dia-a-dia.

https://soundcloud.com/observatoriodaevangelizac/cebs-4

LUZIA: Como é bom cuidar da comunidade com respeito, humildade e muito carinho…

Anúncios