http://2.bp.blogspot.com/
http://2.bp.blogspot.com/

Na Arquidiocese de Belo Horizonte os círculos bíblicos sempre foram motivados a acontecer em família, nos lares. E isso é incentivado pelas paróquias. Aliás, tanto é verdade que temos a realização da novena de natal e a via-sacra, na quaresma, em família. Essas práticas servem para motivar a continuidade dos grupos. Quando surgiu o projeto pastoral da Arquidiocese, existia um volante que era distribuído nas paróquias em forma de círculo bíblico para incentivar a oração e a reflexão da bíblia em família.

Há tanto interesse dos leigos em ler e refletir a Bíblia que costumam buscar roteiros em outras Dioceses, em editoras, em nossa Arquidiocese ou até confeccionam os próprios roteiros. Isso mostra que o povo de Deus tem sede da Palavra. Por parte da Arquidiocese o povo realiza a Leitura Orante, o Ofício Divino das comunidades, a instituição de ministro da Palavra etc. Métodos de leitura e reflexão da Bíblia.

Os grupos de círculos bíblicos têm vários desafios que são: as comunidades/ paróquias –oferecer formação aos líderes e incentivá-los a se unir e buscar uma linha de reflexão que lhes ajude a ficar de olho na bíblia e de olho na vida, para unir fé e vida; – nosso clero descobrir que orientando, formando os leigos através da bíblia, está formando ministros da Palavra, está fazendo catequese de adulto e tornando os círculos bíblicos em sementes espalhadas para produzir frutos, que dão origem às comunidades.

Hoje podemos sentir que há esperança na Arquidiocese de Belo Horizonte em organizar, mapear e oferecer formação aos círculos bíblicos. Isso porque, o Vicariato da Ação Pastoral, através do padre Áureo Nogueira Reis, delegou às CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base) o compromisso de buscar incentivar e oferecer encontros em nível Regional e Arquidiocesano para que eles se sintam acolhidos pela Igreja local. Então, já estamos no segundo ano fazendo isso acontecer, enquanto CEB’s. Isso nos dá sinais de esperança. Além disso, estamos felizes nos preparando para a V Assembleia do Povo de Deus, na qual vamos refletir sobre o ministério da Palavra, o que também nos ajudará na caminhada dos círculos bíblicos.

Pe. José Geraldo de Sousa

Anúncios