O Observatório da Evangelização reproduz aqui a reflexão do missionário sacramentino, Denilson Mariano sobre a dinâmica dos grupos de reflexão bíblica:

“Sigam o caminho que Javé seu Deus lhes ordenou, para que vivam, sejam felizes e prolonguem a vida na terra…” (Dt 5,33).

Grupo de reflexão 002

Deus tirou o povo da escravidão do Egito. E, para que o povo não voltasse a ser escravo, Deus deu os 10 mandamentos. Seguindo os mandamentos, o povo seria fiel a Deus e iria sempre viver em liberdade.

A Bíblia é a Palavra que Deus semeou no meio do povo. É uma Palavra libertadora e quem se firma na Palavra de Deus, vive na liberdade. “A Verdade vos libertará”. Deus quer que seu povo caminhe na fidelidade à Bíblia. “Não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos” (Josué 1,7).

O grupo de reflexão é que nos faz firmar a vida na Palavra de Deus. Temos aqui os 10 Mandamentos do grupo de reflexão. Com eles, o grupo não perde o prumo nem o rumo das reuniões e da vida em comunidade.

01 – TER DIA E HORA CERTA PARA FUNCIONAR
02 – LEVAR SEMPRE A BÍBLIA
03 – NÃO DEIXAR A REUNIÃO PASSAR DE UMA HORA
04 – EXPLORAR BEM A CHAVE DE LEITURA
05 – NÃO CRIAR CARONEIRO NAS RESPOSTAS
06 – LEVAR UMA RESPOSTA DECIDIDA PARA O PLENÁRIO
07 – REALIZAR A TAREFA CONCRETA
08 – PARTICIPAR SEMPRE DO PLENÁRIO
09 – BUSCAR SEMPRE OS AFASTADOS
10 – PARTICIPAR DA COMUNIDADE

É bom avaliar sempre o funcionamento do grupo!

Denilson Mariano

Denilson Mariano

Missionário Sacramentino

Editor da Revista “O Lutador”

Fonte:

http://greflexao.blogspot.com.br/2015/06/dez-mandamentos-do-grupo-de-reflexao.html

Anúncios