O Observatório da Evangelização reproduz aqui a reflexão do missionário sacramentino Denilson Mariano sobre a dinâmica de grupos de reflexão:

Eles eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos Apóstolos (At 2,42)

Grupo de reflexão 001

A Palavra de Deus é anunciada para formar o Povo de Deus. Não tem jeito de pensar em comunidade cristã desligada da Bíblia. É ela que convoca e reúne o povo. A comunidade nasce da Palavra de Deus. A Bíblia é como uma fonte que reúne as pessoas e permite o nascimento da comunidade. Por isso o Grupo de reflexão é o ponto básico da comunidade. É através dele que vamos criando intimidade com a Bíblia, aproximando os vizinhos e desenvolvendo a solidariedade.

O Grupo de reflexão é o canteiro donde brotam os serviços e as pastorais da comunidade. Quando um católico ou um movimento de Igreja não valoriza o Grupo de reflexão, eles ficam sem rumo, sem fundamentação. Isto faz com que continue existindo o “católico de fila”, aquele católico de tradição, sem ter razões conscientes de sua fé. Um movimento de Igreja sem a reflexão da Bíblia, fica fechado em si, enrepolhando e por isso vai morrendo de dentro para fora.

Os primeiros cristãos se reuniam toda semana para refletir o ensinamento dos apóstolos. Eles eram perseverantes nessas reuniões. A reflexão não ficava só em palavras. Tinha ações concretas: se entrosavam, partilhavam seus bens. Por isso atraiam muita gente. No tempo de São Paulo os cristãos se reuniam também nas casas (1Cor 16,19).

Como os primeiros cristãos, devemos fazer os grupos de reflexão com gosto. Fazer a reunião de grupo, toda semana. Não deixar acumular reuniões para depois fazer todas de uma só vez. Devemos acompanhar todas as reuniões, não só quando a reunião é na minha casa. Não podemos ser caroneiros, só apoiando os que os outros dizem. Devemos evitar respostas prontas. Grupo de reflexão deve ser um grupo missionário, capaz de despertar novos grupos.

Denilson Mariano

Denilson Mariano

Missionário Sacramentino

Editor da Revistra “O Lutador”

Fonte:

http://greflexao.blogspot.com.br/2015/06/os-primeiros-cristaos-faziam-grupo-de.html

Anúncios