Na noite de ontem, 14/07/2015, começou no auditório João Paulo II, da PUC Minas, o congresso anual da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER. No contexto da celebração de seus 30 anos, o 28º Congresso Anual da Soter, em certo sentido, representa o coroamento da fecunda caminhada desta Sociedade, marcada por muitas realizações:  eventos internacionais, reflexões de fronteira, debates, publicações, grupos de trabalho, fóruns temáticos, comunicações nos diversos campos da Teologia e das Ciências da Religião. Com mais de 500 inscritos, entre estudantes, professores e pesquisadores das duas áreas que compõem a Sociedade, o evento traz como tema central: Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos.

Orquestra Sinfônica de Câmara do Sesiminas
Orquestra Sinfônica de Câmara do Sesiminas

A apresentação cultural da Orquestra Sinfônica de Câmara do Sesiminas deu um toque especial à noite pela beleza e harmonia dos arranjos musicais oferecidos. A intensidade dos aplausos, ao final, indicou o encanto de todos.

A seguir, organizou-se a mesa de abertura com as falas do presidente da Soter, o Prof. Dr. Pe. Jaldemir Vitório, SJ, da presidente do 28º Congresso Internacional da Soter, Prof. Dra. Áurea Marin Burocchi, e do Reitor da PUC Minas, Prof. Dom Joaquim Giovanni Mol. Após, rápidas palavras de cada um, foram entregues em reconhecimento e agradecimento pelo apoio dado a Soter, três placas uma ao Arcebispo, Dom Walmor de Azevedo, outra ao Reitor da Puc Minas, Dom Joaquim Mol e outra à instituição PUC Minas.

11703309_868903136525574_60762743427417499_o

Depois da sessão de abertura, passou-se, imediatamente, à esperada Conferência de Abertura: “Secularidad, idolatria y postsecularidad en el espacio público” com o Prof. Dr. Pedro Trigo, que é teólogo e sociólogo, professor do Centro Gumilla e da Universidade Andrés Bello de Caracas, Venezuela. No próximo post sobre o Congresso, apresentaremos uma breve síntese desta conferência, aguarde.

Prof. Dr. Pe. Pedro Trigo, SJ
Prof. Dr. Pe. Pedro Trigo, SJ

Prof. Edward Guimarães

Pela Equipe executiva do Observatório

Anúncios