1554411_676369152435848_4105516659274193057_n

Carta Aberta Coletiva em Repúdio à Intolerância Religiosa

Julho de 2015

2015 tem sido marcado por inúmeras manifestações de intolerância religiosa, especialmente em relação a pessoas fiéis de religiões de matriz afro-brasileira. Em resposta a tais ataques, em junho deste ano foram lançadas duas cartas de repúdio, uma assinada pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e intitulada Nota da ABA em repúdio aos recentes atos de violência contra adeptos das religiões afro-brasileiras, e outra, pela Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), denominada Carta da ABHR em repúdio à intolerância religiosa e demais intolerâncias, demonstrando a mobilização de entidades acadêmicas em relação ao assunto.

Entendemos que mobilizações como estas, necessárias, devem servir para adensar as reflexões acerca do tema e, mais que isto, serem agregadas de atitudes propositivas. É preciso pensarmos em um programa de ações que promova o entendimento e o respeito entre pessoas de diferentes religiões e quaisquer outros pertencimentos, e é neste sentido que as entidades signatárias desta Carta procuram estimular não somente nossos pares na academia como toda a sociedade civil a avaliar formas de preservação e ampliação dos direitos de cidadãs e de cidadãos de todo o País. Mais do que simples tolerância, necessitamos desenvolver atitudes que levem as pessoas a apreciarem, respeitarem e valorizarem quem é diferente de si, como um projeto inventivo para uma nova ética.

As entidades que assinam esta Carta repudiam publicamente todos os tipos de manifestações de intolerância religiosa, se solidarizam com as pessoas discriminadas, de quaisquer religiões, e encorajam que pensemos todos/as juntos/as em atitudes profícuas no combate pacífico às violações dos direitos de crença (e descrença) de todos/as brasileiros/as, bem como outras formas de discriminações.

ABA – Associação Brasileira de Antropologia

ABHR – Associação Brasileira de História das Religiões

ACSRM – Associação de Cientistas Sociais de Religião do Mercosul

ANPTECRE – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião

ANPUH – Associação Nacional de História

GTHRR/ANPUH – Grupo de Trabalho História das Religiões e Religiosidades da ANPUH

ISER – Instituto de Estudos de Religião

SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Anúncios