Ponto de cultura da Comunidade quilombola Chacrinha dos Pretos
Ponto de Cultura da Comunidade quilombola Chacrinha dos Pretos

A equipe executiva do Observatório da Evangelização visita a Comunidade Quilombola Chacrinha dos Pretos, no município de Belo Vale, paróquia de São Gonçalo, em busca de conhecer a história trilhada por essa comunidade e, sobretudo, decifrar o sentido de evangelizar em contexto de comunidades quilombolas.

A medida que se reflete sobre esta temática, surgem várias questões:

  • O que seria e o que significa, concretamente, anunciar a Pessoa de Jesus, a alegria do Evangelho, os valores do Reino e a proposta da fé cristã vivida em comunidades de partilha de vida, amor, esperança e fé no Deus da vida nesse contexto singular?
  • Como foram, são e serão acolhidos pelos evangelizadores o cultivo das tradições, costumes culturais e crenças, a resistência no cuidar da subjetividade, da identidade cultural e da autoestima das pessoas, a árdua luta travada, em contexto de exclusão social e exploração, pela conquista da cidadania?
  • Que frutos já foram colhidos e quais esperamos ainda colher desse encontro de vida entre a fé cristã, aí anunciada e testemunhada, e a cultura afro-americana aí concretizada?
  • Como mapear e lidar com os entraves e limites históricos, bem como as possibilidades e potencialidades que se abrem no contexto atual?

Nos próximos dias, publicaremos no site, no blog e no facebook o resultado de nossas observações preliminares, aguardem e comentem!

Edward Guimarães

Pela equipe executiva do Observatório

Anúncios