Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano.
Cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano.

Um renovado compromisso por “uma nova educação e espiritualidade ecológica que favoreça a aliança entre o homem e o ambiente através de uma conversão integral, ecológica e comunitária”. É o convite dirigido pelo cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano, em uma mensagem aos participantes da Segunda Semana de Compromisso pelo Clima, que se realiza, em Lima [Peru], de 24 a 28 de agosto. O evento é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP21), entre 30 de novembro e 11 de dezembro próximos, em Paris [França].

O objetivo da iniciativa, o segundo de três eventos promovidos pelo governo peruano como presidente da COP20, realizada em dezembro de 2014, no país sul-americano, é colocar em confronto os diversos atores sociais, econômicos e políticos que se dedicam à promoção de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A encíclica “Laudato si’” protagonista da Semana

A abrir os cinco dias de encontros e debates, na última segunda-feira, 24, um fórum apresentou e refletiu sobre a encíclica do Papa Francisco, a Laudato si’. Organizado pela Universidade Jesuíta Ruiz de Montoya, de Lima, o evento conta a participação de mais de 250 representantes de entidades sociais, da Igreja e de outras comunidades religiosas, líderes políticos e do mundo acadêmico.

Favorecer uma cada vez maior e profunda conversão ecológica

Em sua mensagem aos participantes, o cardeal Turkson manifestou a esperança de que esta e todas as outras iniciativas, que abordam a situação de emergência ambiental, possam promover “uma cada vez maior e mais profunda conversão ecológica, capaz de expressar-se nas diversas esferas da vida humana: nos estilos de vida, na educação, no diálogo entre ciência, cultura e fé, nas políticas nacionais e nas negociações internacionais”.

“O restabelecimento de uma serena harmonia com a Criação – conclui a mensagem, citando a encíclica do Papa Francisco – exige uma reflexão sobre o nosso estilo de vida e os nossos ideais, para contemplar o Criador, que vive entre nós e no que nos rodeia”.

No programa da semana cerca de 20 eventos

Na programação da Semana de Compromisso pelo Clima, estão sendo realizados cerca de 20 eventos, nos quais serão discutidos, entre outros pontos: as cidades sustentáveis; a luta contra as mudanças climáticas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e o papel dos atores não estatais na Agenda Operativa Lima-Paris, que visa a catalisar as várias iniciativas neste campo de ação.

Fontes:

http://pt.radiovaticana.va/por/index.asp

Anúncios