Para provocar a reflexão, a indignação e a mobilização solidária de todos nós brasileiros

106886

O documentário “Tempos de Retomadas” retrata a luta pelas terras tradicionais das comunidades indígenas Guarani-Kaiowá, no Estado do Mato Grosso do Sul. O vídeo foi produzido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), da Câmara dos Deputados com direção de Fernando Bola, a partir de diligências realizadas pela Comissão em tekohas [tribos] e acampamentos indígenas no Estado.

O vídeo conta a história de luta e resistência do povo Guarani e Kaiowá e a busca pela demarcação de suas terras tradicionais. Retrata, numa linha do tempo, a situação antiga de conflito que envolve as terras dos Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul, e todos os seus desdobramentos, como genocídio, sequestro, morte e inviabilização de cultivo.

As cenas mostram algumas lideranças indígenas expondo sua realidade, seus medos e desejos para representantes da Comissão, em uma roda de conversa. Com pesar, o caso de assassinato do cacique Marco Veron Guarani-Kaiowá, em 2003, que teve como mandante um fazendeiro local, é lembrado para mostrar que crimes assim não são sequer investigados.

Relatos de indígenas indicam que eles são violentados cotidianamente por proprietários e produtores da região, e demonstram desespero por estarem desprotegidos pelo Estado. Em contrapartida, há uma fala de um fazendeiro conhecido na região, que se diz pronto para a guerra armada contra os índios.

 Fonte:

Edital

Anúncios