1

Em uma belíssima narrativa da manifestação do Ressuscitado, o evangelista Lucas nos apresenta aqueles que são conhecidos como os “discípulos de Emaús”. São dois dos seguidores de Jesus, que estavam desorientados, desanimados, isolados dos demais e que, a partir do “andar com Jesus”, fazer caminho com Aquele Forasteiro – que supunham ser desconhecido e que lhes abre o coração –, descobrem o Sentido Maior.

Na Paróquia São Domingos, em Nova Contagem, na Arquidiocese de Belo Horizonte, essa narrativa ilumina o caminhar de um grupo muito especial, que cresce junto na fé, e que o Observatório da Evangelização apresenta, neste mês da Bíblia, como um exemplo extremamente válido de catequese de jovens e adultos.

Vale a pena conferir o relato da coordenadora desse grupo e alguns depoimentos dos participantes. Boa leitura!

Tânia Jordão.

p/ Equipe Executiva

DISCIPULOS DE EMAÚS

CAMINHO DE FÉ A PARTIR DA PALAVRA, DA VIDA E DA COMUNIDADE

“Então um disse ao outro: Não estava ardendo o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32)

O curso Discípulos de Emaús, destinado à Iniciação Cristã de jovens e adultos e demais pessoas (a partir dos 18 anos) que queiram aprofundar a Fé e a Palavra, tem as seguintes características: a centralidade da Palavra, o protagonismo do leigo, o fazer parte da vida e o voltar-se para uma Igreja comprometida com a libertação.

2

A formação, semanal e com duração de cinco meses, compreende: Introdução ao estudo da Bíblia; Sacramentos; Igreja e Pastorais. Durantes os encontros, realizamos uma caminhada com “o povo de Israel, com Jesus e as comunidades cristãs que escreveram a Bíblia”, promovendo um maior conhecimento da Bíblia e aprofundamento da fé. Os encontros acontecem na Casa Comboniana Justiça e Paz, espaço destinado às Pastorais Sociais da nossa Paróquia, o que facilita ainda mais a vivência da Palavra de Deus.

Mas como é que tudo isso começou? No final do ano de 2007, um grupo de leigos da nossa Paróquia, ao completar o aprofundamento do estudo bíblico realizado pelo CEBI- Centro de Estudos Bíblicos – MG, sentiu o desejo de partilhar o que aprendeu. Assim, conversando com Irmã Maryza, responsável pelo CEBI-Nova Contagem, e com o Pe. Arturo Bonandi, MCCJ, na época responsável pela Paróquia, no primeiro semestre de 2008 iniciou-se a preparação do grupo para realizar esta partilha e preparação do material que seria utilizado nos encontros. Baseando o curso no material preparado pelo CEBI (“Uma introdução à Bíblia” – CEBI- Paulus) e em outros textos, Pe Arturo preparou uma série de power point’s sobre a Bíblia e os sacramentos, em dvd’s, para facilitar a reprodução do curso nas comunidades. No segundo semestre de 2008 teve início o curso com duas turmas, cerca de 60 pessoas cada, fazendo a preparação bíblica. Naquele primeiro momento, o Pe. Arturo era o responsável pelos encontros e a equipe formada pelo CEBI o acompanhava.

Ao longo dos anos aconteceram algumas modificações como: temos só uma turma por ano; os encontros passaram a ter duas horas de duração; incluímos um momento de cafezinho (importante para melhorar o relacionamento entre todos); aumentou o número de assessores; alguns encontros passaram a ser assessorados pelos padres; foi incluído um retiro como momento de formação, e a promoção da participação nas atividades e eventos da Arquidiocese e de atividades das Pastorais Sociais da nossa região.

Desde então, todos os anos temos um média de cinquenta pessoas que participam desta caminhada. São homens, mulheres, casais, jovens casais que se preparam para o matrimônio, jovens e adultos que já têm ou que estão iniciando uma caminhada de fé. Durante a caminhada no curso “Discípulos de Emaús”, procuramos viver a Palavra, acolhendo e partilhando a vida. Assim, ao longo dos cinco meses são partilhadas alegrias, dores, tristezas e preocupações, como em uma família. Ao final desse tempo, com o coração aquecido pela Palavra de Deus, muitos daqueles que iniciaram esse percurso procuram viver, com mais alegria e fé, a sua caminhada na família e na comunidade, através de pastorais sociais, catequese, ministério da Palavra e da Eucaristia, liturgia etc.

2013-Equipe Discipulos de Emaus
Equipe de coordenação do Discípulo de Emaus

A cada ano a equipe sempre conta com mais participantes (e sempre são pessoas que, ao completar o curso, desejam continuar comprometidos com essa caminhada). Atualmente, somos uma equipe de dezenove (isso mesmo!) que está envolvida diretamente com os encontros: organizando, preparando o ambiente e acompanhando os encontros. Além disso, temos os responsáveis pelos temas, os assessores, cerca de quatorze (incluído alguns da equipe), agentes de pastorais sociais e outras pessoas da Paróquia que também assumem outras atividades necessárias ao curso.

Deve-se ressaltar a presença constante, o cuidado com a formação do grupo, o incentivo nas comunidades que é feito pelos padres da Paróquia. Assim, nada mais justo que registrar também a disponibilidade, o empenho, o cuidado e os ensinamentos de: Pe. Arturo, Pe. Jorge, Pe. Sandoval, Pe. Chico, Pe. José e Pe. Adriano, todos missionários combonianos, que nos incentivam a vivenciar e partilhar a Palavra de Deus no dia a dia.

E é como uma grande família que toda a equipe procura caminhar, não só durante o tempo do curso, mas durante todo o ano. Mesmo que, durante o restante do ano, em função das outras atividades que cada um dos participantes da equipe desenvolve na Paróquia, não nos encontremos com tanta frequência.

3

Izabel Cristina Cordeiro e equipe.

Alguns depoimentos:

“Os Discípulos de Emaús, pode-se dizer que são como o semeador: joga as sementes sem importar em qual terreiro irá cair. Graças a Deus, nós, como equipe, temos jogado a semente em terreno fértil, pois tem nos dado alguns frutos valiosos”.

Luiz e Dalva (casados, participam da equipe desde 2012)

“A experiência que temos nessa caminhada ajuda a nossa fé e ensina a gente na leitura da Bíblia. Estamos muito satisfeitos com a caminhada.”

João Pedro  e Paulina  (casados, participam da equipe desde 2012)

 

“Participar do Discípulos de Emaús, pra mim, foi uma experiência maravilhosa. Nunca pensei que pudesse sentir algo tão maravilhoso! Todos os momentos foram bons, mas, para mim teve dois momentos bem importantes que foi o dia do retiro e o batismo; nunca tinha sentido a presença de Deus tão forte em minha vida. Aprendi muito com o discípulos. Já se passou um ano e até hoje, quando chega o sábado, eu sinto falta dos nossos encontros. Quatro meses maravilhosos. E hoje eu posso falar, sem dúvida, que foi a melhor escolha da minha vida.”

Jusilene Santos (participou do curso em 2014)

 

“Ter participado do Discípulos de Emaús, para mim, foi uma honra. Fazer parte dessa turma foi muito bom. A princípio fui só acompanhar a minha noiva e quando vi já estava fazendo parte. Foi então que Deus abençoou: eu me crismei através do Discípulos de Emaús e pude crescer espiritualmente com a ajuda de Pe. Jorge, os demais padres e amigos que faziam parte da equipe. Só tenho a agradecer a Deus por ter tido a oportunidade de ter feito parte dos Discípulos de Emaús 2014. Agradeço também a todos os que trabalham nesse lindo projeto abençoado por Deus.”

 Thiago Machado dos Santos (noivo da Jusilene Santos)

Anúncios