CONVITE-IMPLANTAÇÃO-NEPAC-CAMPANHA-SUL-DE-MINAS1

O projeto Tecendo a Fé em Comunidades Itinerantes, coordenado pelo  Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura (NEPAC)   é um dos vinte e oito projetos do Plano Pastoral 2015-2016  do Vicariato Episcopal para a Cultura e Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O objetivo do projeto é promover o intercâmbio entre as comunidades de diferentes regiões e realidades socioculturais da Arquidiocese, com o intuito de estimular ações integradas entre elas, sobretudo no campo da pastoral da cultura  e, ao mesmo tempo, promover a mobilidade e o senso crítico entre os fiéis através do-deslocamento de seus espaços e territórios.

A concepção do projeto inspira-se na comunidade dos doze Apóstolos, a primeira comunidade formada por Jesus e que foi a base de sustentação das primeiras comunidades cristãs. Hoje essas comunidades estão organizadas na forma institucional de paróquias agrupadas em Dioceses e Arquidioceses. Essas paróquias distribuídas espacialmente por vários bairros e cidades, proporcionam aos seus fiéis à encarnação de suas experiências de fé em contextos diversificados e variados, enriquecendo, renovando e recriando a ação evangelizadora nas realidades onde se encontram. A mesma ação religiosa de catequese, liturgia, oração ou de pastoral social realizada numa paróquia, pode ser realizada noutra de modo totalmente criativo e que poderia enriquecer a ambas se compartilhada. Nesse sentido, cada comunidade é uma “encarnação atualizada do Espírito” no cotidiano das comunidades eclesiais em seus respectivos contextos sociais. Isso as distingue valorativamente uma das outras, enriquecendo todo o conjunto, ou seja, a Igreja. É no pressuposto dessa riqueza que esse projeto propõe o encontro, a partilha, a tessitura das experiências em contextos diversificados. Assim como Maria foi ao encontro de sua prima Isabel e compartilhou com ela sua experiência, assim também somos convidados a compartilhar as nossas experiências, visitando o espaço do Outro.

Para mais informações a respeito da metodologia e de como levar o projeto a sua comunidade, favor entrar em contato como o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pastoral da Cultura através do telefone: 3319 4727 ou pelo email: nepac@pucminas.br.

Aurino José Góis

Membro da equipe do NEPAC

Anúncios