Evangelizar é…

Como Jesus de Nazaré, comprometer-se com o projeto salvífico universal de Deus e colocar-se a serviço movido pelo amor ao próximo. Ou melhor, fazer-se próximo de quem está caído pelo caminho ou à margem da dignidade social. Na prática contemporânea, significa comprometer-se e participar da construção da nova sociedade. Aquela pautada pela fraternidade universal, pela igual dignidade cidadã entre todos os seres humanos, povos e culturas, pela prática sociopolítica da justiça e da inclusão social dos marginalizados, oprimidos e empobrecidos e, mais do que nunca, pelo cuidado com a casa comum.

racismo-brasil-negros

Partilhamos, a seguir, uma iniciativa muito interessante de professores do Mato Grosso. Eles elaboraram material didático de filosofia para desconstruir a mentalidade racista e promover uma educação para o reconhecimento e a prática da igual dignidade étnica em nosso país. Vale a pena conhecer e divulgar…

Trata-se de um dos materiais utilizados no Projeto Didático Filosofia e Consciência Negra: desconstruindo o racismo, uma iniciativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com as Escolas Estaduais Presidente Médici e Francisco Alexandre Ferreira Mendes.

O objetivo do projeto é discutir um dos principais problemas do mundo atual: o racismo.

Veja aqui o: Caderno 1 Racismo científico no Brasil e no Mundo

O primeiro caderno (Vol. 1 – Racismo Científico no Brasil e no Mundo) faz uma investigação através da história das ideias. Apresenta e analisa o surgimento de algumas das principais teorias racistas contra os negros e os africanos durante os séculos XIX e XX. Além disso, mostra como essas teorias surgidas na Europa influenciaram o pensamento e as políticas públicas no Brasil. Todo esse histórico serve de base para a busca de melhor compreender as relações étnico-raciais em nosso país e no mundo.

Veja aqui o: Caderno 2 Filosofias Africana e Latino-americana

O segundo caderno (Vol. 2 – Outras margens da filosofia:Filosofias Africana e Latino-americana) dá continuidade ao projeto Filosofia e Consciência Negra: desconstruindo o racismo. Apresenta algumas expressões contemporâneas das filosofias africanas e latino-americanas. A leitura deste caderno e as discussões suscitadas pretendem auxiliar na busca de compreensão do racismo e contribuir no enfrentamento desse fenômeno que desumaniza a todos e todas, tanto aqueles que o sofrem quanto aqueles que o praticam.

Edward Guimarães

Secretário Executivo do Observatório

Anúncios