arvore_natal_vaticano_20151117_pd

A árvore de Natal instalada anualmente na Praça de S. Pedro, no Vaticano, vai incluir, entre os seus elementos decorativos, trabalhos em barro criados por crianças que estão a ser tratadas em secções oncológicas de vários hospitais italianos.

As bolas que penderão da árvore incluirão representações dos sonhos e desejos das crianças, que participaram num programa de terapia através da cerâmica gerido pela Fundação Condessa Lene Thun, revela hoje a Rádio Vaticano.

Algumas das crianças que participam na iniciativa serão abraçadas pelo papa Francisco na audiência geral de 18 de dezembro.

O presépio e a árvore de Natal da Praça de S. Pedro vão este ano ficar prontos mais cedo, estando a conclusão prevista a tempo do início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que começa a 8 de dezembro.

A árvore de Natal, oferecida pela região alemã da Baviera, é um abeto vermelho de 32 metros, que devido ao transporte será reduzido para 25, estando a sua chegada prevista para a noite de quarta para quinta-feira.

O presépio, doado pela arquidiocese e Província Autónoma de Trento, em parceria com a Associação Amigos do Presépio de Tesero, reproduzirá as típicas construções rurais da região italiana.

A cena será composta por 24 figuras de tamanho natural, em madeira esculpida e pintada, divididas em dois grupos: o principal diz respeito à natividade, com Maria, José e o Menino Jesus ao centro, acompanhados pelos três magos que chegam para a adoração.

Em plano secundário dispõem-se personagens características da região de Trento da primeira metade do século XX. Uma das figuras masculinas inclina-se sobre outra, idosa, auxiliando-a, evocando a parábola bíblica do bom samaritano e, portanto, a misericórdia.

A iluminação do presépio e da árvore ocorre na tarde de 18 de dezembro.

Rui Jorge Martins
Publicado em 17.11.2015

Fonte:

www.snpcultura.org

Anúncios