Por  Naiara Leonor

quilombolas-28

Com a proximidade do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, discussões sobre a valorização dos direitos e da cultura negra no Brasil acontecem em Mato Grosso. Para abordar o assunto, uma mesa redonda sobre a situação das comunidades quilombolas do estado e a inauguração de uma casa da cultura em uma dessas comunidades.

Com 70 comunidades em seu território, distribuídas por 21 municípios, Mato Grosso possui uma população quilombola muito representativa… [por isso é importante] fortalecer o processo de conscientização e reflexão da igualdade social e racial na sociedade, para que a história do negro, a sua cultura e a sua relação com a sociedade seja discutida, celebrada e valorizada.

Um primeiro passo para a conservação e disseminação da cultura quilombola está a inauguração da Casa da Cultura da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Poconé.

34519_0_gr

Construída de forma sustentável, ela é o produto final de uma série de oficinas realizadas na comunidade, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (Gpea), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e integrantes do PET Conexões de Saberes “Diferentes Saberes e Fazeres na UFMT”.

A casa foi feita de barrote (pau a pique) como de costume dos ancestrais quilombolas. O chão batido é de cupim. A cobertura da casa é um telhado verde de grama, na busca de conforto térmico, e abriga um pequeno sistema de captação de água por uma cisterna. O interior da casa está sendo organizado como uma casa-museu que apresenta os aspectos peculiares da cultura local: o fogão de barro, a rede, o pote de água, os artefatos tradicionais, os artesanatos produzidos pela comunidade, fotografias que registram personalidades e ancestralidade, a identidade, a luta, a dança, os sabores, os saberes e as tradições.

A iniciativa faz parte das festividades da Feira de artes, saberes e sabores, que é realizada anualmente pela escola como parte das atividades reflexivas da Semana da Consciência Negra.

1ef343505b75f7e51dbabfcff9cc6991

Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

A data homenageia a memória de Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de Novembro de 1695. Esta data foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639/ 2003.

A data surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas, ou seja, uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.

Assista ao vídeo sobre consciência negra:

Fonte:

http://www.olhardireto.com.br

Anúncios