V APD(1)

As comunidades de fé que compõem a Arquidiocese de Belo Horizonte foram convidadas, pelo próprio Arcebispo Dom Walmor, a participar ativamente da V Assembleia do Povo de Deus (V APD), um dos eventos mais importantes da caminhada desta Igreja Particular. Trata-se de um tempo favorável para a participação de todos os fieis e em todos os níveis: comunitário, paroquial, forâneo, regional e arquidiocesano. O objetivo maior é o de avaliar a caminhada dos últimos quatro anos, fazer balanços críticos e, fundamentalmente, elaborar, em espírito de comunhão e corresponsabilidade batismal, as novas Diretrizes que definirão urgências e nortearão os planos pastorais de cada região episcopal e as ações evangelizadoras nesta Arquidiocese no próximo quadriênio.

Os Integrantes das comunidades de fé – conselheiros e conselheiras, ministros e ministras, agentes de pastoral, evangelizadores, catequistas, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos – todos são chamados a participar trilhando o caminho missionário da V APD, cultivando posturas de oração, escuta e reflexão; de estudo, diálogo e análise; de coragem profética para apresentar propostas concretas que contribuam na construção de uma Igreja cada vez mais fiel ao Evangelho de Jesus Cristo.

Para entrar no espírito da V Assembleia do Povo de Deus segue algumas sugestões:

1. Assista ao vídeo da convocação de Dom Walmor:

2. Leia a Carta Pastoral de Dom Walmor e o Guia da V APD.

3. Fique atento ao calendário e agende os passos da V APD.

4. Organize com sua comunidade momentos de diálogo, estudo e elaboração de propostas para a Arquidiocese. Lembre-se: você é Igreja! Pelo Batismo, membro do Povo de Deus.

5. Faça, todos os dias, a ORAÇÃO V APD:

Senhor, nosso Deus, Pai de misericórdia, que sempre estivestes próximo a nós, revelando-nos vosso rosto de amor.
No cumprimento de vosso desejo de estar, de modo de nitivo, junto à nossa humanidade, enviaste-nos vosso Filho, a Palavra que se fez carne, inaugurando, em nosso meio, o vosso Reino de justiça, de misericórdia e de paz.
Animados pelo Espírito de vosso Filho, queremos, sempre mais, ficar parecidos com Ele, e, por nossos gestos e palavras, cumprir com melhor empenho nossa missão de discípulos e discípulas e de anunciadores do Evangelho.
Ajudai-nos, com vossa graça, a discernir os sinais de nosso tempo, fazendo da V Assembleia do Povo de Deus, da Arquidiocese de Belo Horizonte, momento fecundo de escuta de vossa Palavra, de conversão e de busca de novos horizontes para a evangelização.
Que Maria, mãe da Piedade e discípula primeira, acompanhe-nos nesse caminho e nos inspire no acolhimento da vossa Palavra. Por Cristo, Senhor nosso, 

Amém!

Anúncios