IV COLOQUIO_FACE

– APRESENTAÇÃO –

Desde sua eleição, em 2013, o Papa Francisco vem criando uma nova dinâmica ou uma “nova primavera” na Igreja. Seu Pontificado, feito de inúmeros gestos e apelos simbólicos, chama a Igreja a uma “conversão”, tirando-a do centro, levando-a às “periferias existenciais”, transformando-a em uma “Igreja em saída”, que se assemelha a um “hospital de campanha”, testemunha da misericórdia divina. Como entender todos esses gestos e apelos? Como eles interpelam a Igreja real, povo de Deus e hierarquia? Até que ponto mudam o jeito de ser Igreja em nosso país e em nossa Arquidiocese?

Talvez ainda seja cedo para a leitura de um Pontificado tão rico de iniciativas, com palavras tão agudas sobre as grandes questões da humanidade e da Igreja, e decisões que indicam um caminho novo a ser trilhado. A teologia não pode, porém, perder esta “ocasião favorável” para ousar pensar e propor pistas para melhor acolher os apelos vindos de Francisco. O tema da “conversão pastoral”, já proposto pelos bispos latino-americanos e caribenhos em Aparecida, continua atual. É sobre ele que se debruçará o IV Colóquio de Teologia e Pastoral, organizado pela FAJE, ISTA e PUC Minas.

Além das conferências nas três noites, neste ano o Colóquio oferecerá a oportunidade de apresentação de comunicações, com a publicação dos textos apresentados e aprovados, nos Anais do Colóquio, nos dias 03 e 04 de maio, na PUC Minas e no ISTA, às 18hs.

Comissão organizadora: Geraldo De Mori (FAJE), Gelson Mikuska (FAJE), Cleusa Caldeira (FAJE), Manoel Godoy (ISTA), Lucimara Trevisan (Centro Loyola), Edward Guimarães (PUC/MG), Renato Alves (PUC/MG), Jean Richard Lopes (PUC/MG), Cleto Caliman (PUC/MG)

Comissão científica: Francisco das Chagas de Albuquerque (FAJE), Cleto Caliman (PUC/MG), Manoel Godoy (ISTA), Jean Richard Lopes (PUC/MG).

 

– CONFERÊNCIAS –

02/05: A conversão pastoral da Igreja
Prof. Dr. Antônio Manzatto (PUC/SP): Doutor em teologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professor de teologia na Faculdade de Teologia da PUC SP // INTERLOCUÇÃO: Prof. Dr. Cleto Caliman (PUC/MG): Doutor em teologia pela FAJE, professor do Instituto Dom João Resende Costa, PUC Minas.

Local: FAJE – Auditório Dom Hélder Camara, às 19hs30.
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Planalto – BH/MG
Informações: (31) 3115-7013

03/05: Tempo e temas de Francisco
Profa. Me. Rosana Manzini (PUC/SP): Mestra em teologia prática pela PUC SP. Professora de teologia moral no departamento de teologia prática da PUC SP e no Pio XII/UNISAL (SP). INTERLOCUÇÃO: Prof. Me. Manoel Godoy(ISTA): Mestre em teologia pela FAJE, diretor do ISTA.

Local: PUC/MG (Auditório 1 do Prédio 04), às 19hs30.
Av. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico – BH/MG
Informações: (31) 3319-4102

04/05: Igreja em saída: para onde?
Prof. Dr. Jaldemir Vitório (FAJE): Mestre em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma) e Doutor em teologia pela PUC Rio. Professor de teologia bíblica na FAJE, presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). INTERLOCUÇÃO: Prof. Me. Edward Guimarães (PUC/MG): Mestre em teologia pela FAJE, professor da PUC Minas.

Local: ISTA – Auditório, às 19hs30.
Rua Itutinga, 300 – Minas Brasil – BH/MG
Informações: (31) 3419-2800

*ENTRADA GRATUITA com certificado de participação opcional mediante pagamento de taxa de R$ 20 e presença nas 3 conferências. (O pagamento deverá ser feito num dos dias do Colóquio).

– COMUNICAÇÕES –

Data limite para envio dos Resumos: 15/04/2016
Publicação da lista das Comunicações aprovadas: 22/04/2016
Data limite para envio dos Textos completos: 22/05/2016 (não haverá prorrogação)

*Para apresentação o comunicador deverá investir R$ 35 (valor será pago por meio de boleto bancário enviado ao comunicador por e-mail).

 

03/05 – SESSÃO 1
Local: PUC/MG, às 18hs, nas salas 101 e 102 do prédio 04.
Av. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico – BH/MG

04/05 – SESSÃO 2
Local: ISTA, às 18hs.
Rua Itutinga, 300 – Minas Brasil – BH/MG

 

CRITÉRIOS PARA ENVIO DO RESUMO E DO TEXTO COMPLETO

RESUMO
Os resumos deverão conter entre 150 e 200 palavras, apresentando com clareza e concisão: o tema do trabalho; os objetivos; a metodologia utilizada; as conclusões. Fonte estilo Times New Roman, tamanho 12. O editor de texto deverá ser o Microsoft Word ou compatível.

A estrutura do Resumo de ser a seguinte:
– título da comunicação;
– nome(s) do(s) proponente(s);
– maior titulação do(s) proponente(s);
– instituição de origem;
– a instituição financiadora da pesquisa desenvolvida (se houver); tema correspondente conforme indicado no hot site.
– resumo
– palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto.

ATENÇÃO: O arquivo deverá ser enviado pelo e-mail do evento: coloquiopastoral@faculdadejesuita.edu.br

TEXTO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO COLÓQUIO

Números de páginas: até 12, incluindo as referências.

O texto deve ter a seguinte estrutura:
– título da comunicação – Fonte: Times new roman, tamanho 14, centralizado.
– nome do (s) autor (es): itálico, fonte Times, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco (*), na primeira página, contendo: maior titulação do autor, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail.
– resumo (segundo padrão do resumo submetido e aprovado).
– palavras-chave (entre 3 e 5).
– Introdução
– Corpo do texto (com as diversas partes do artigo, como tópicos numerados: 1, 1.1, 2., 2.1…)
– Conclusão
– Referências

Formatação:
– A4, margens (superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm);
– fonte: Times New Roman, Tamanho: 12;
– espaço entre linhas 1,5;
– parágrafo com recuo de 1,25 cm;
– editor de texto Microsoft Word ou compatível.
– tópicos numerados e subtítulos: Times, tamanho 12
– As citações deverão ser feitas no corpo do texto da seguinte forma: (SOBRENOME, ano, página = LIBANIO, 2011, p. 15) ou Sobrenome (ano, página) = Libanio (2011, p. 15).
– as citações com mais de três linhas, sem aspas, terão recuo a 4 cm, tamanho 10, espaço simples.
– as referências (não usar bibliográficas ou bibliografia), ao final do texto, em ordem alfabética, deverão obedecer ao seguinte padrão:

– Livro:
SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano.

– Capítulos de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginas xx-yy.

– Artigo:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y), (mês e) ano.

– Documentos eletrônicos:
SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: . Acesso em: dia mês (abreviado em três letras = mar.), ano.

Deverão ser observados os seguintes critérios para o envio
de propostas de comunicações (LEIA COM ATENÇÃO)

1. A Comunicação inscrita deve ser de autoria do(s) proponente(s), original e inédita (não foi apresentada em outro evento);
2. A orientação de uma Comunicação (resumo e texto final), entre professor e aluno, não caracteriza coautoria. Para que esta ocorra os proponentes deverão ser efetivamente autores;
3. As Comunicações em coautoria que não tiverem, na apresentação, a presença e a participação dos autores serão canceladas;
4. É vedada a apresentação de mais de uma comunicação pelo mesmo proponente;
5. Os resumos deverão vir corrigidos e erros comuns desclassificarão a proposta apresentada;
6. O resultado da aprovação do resumo para envio do texto completo será no dia 22/04/2016. Os textos completos serão publicados nos Anais do Colóquio após aprovação da comissão organizadora.
7. A Coordenação do Colóquio se reserva o direito de não publicar os textos completos que não estivem de acordo com as normas definidas de publicação e/ou tenham qualidade teórica, analítica ou metodológica considerada insatisfatória.

 

…………………………………………………………………………………………………………………..

DÚVIDAS: coloquiopastoral@faculdadejesuita.edu.br  ou (31)3115-7013 falar com Setor de Eventos.

ATENÇÃO: À Coordenação do Colóquio se reserva o direito de alterar o conteúdo programático por motivo de força maior. Eventuais alterações serão informadas através desta página (www.faculdadejesuita.edu.br/coloquiopastoral).

Inscrições e informações pelo e-mail coloquipastoral@faculdadejesuita.edu.br ou www.faculdadejesuita.edu.br/coloquiopastoral

Anúncios