Luter-500-anos

No dia 30 de outubro de 2017 ocorrerá o 500º aniversário da publicação das 95 teses de Martinho Lutero, gesto que, simbolicamente, marca o início à Reforma protestante. As igrejas evangélicas – e não só – estão se preparando para celebrar este evento a partir de 31 de outubro deste ano, com um encontro promovido pela Federação luterana mundial em Lund, Suécia, para o qual tem sido convidados representantes de todas as igrejas cristãs, incluída a católica.

Em 2013, a comissão luterano-católica sobre a unidade publicou um documento intitulado “Do conflito à comunhão. A comemoração comum luterano-católica da Reforma em 2017”.  Na abertura do documento podemos ler: “Em 2017 os cristãos luteranos e católicos comemorarão conjuntamente o quinto centenário do início da Reforma”. Entre luteranos e católicos, no contexto atual, está crescendo a compreensão, a colaboração e o respeito recíprocos. Uns e os outros reconhecem que aquilo que os une é mais do que aquilo que os divide: acima de tudo a fé comum no Deus uno e trino e a revelação em Jesus Cristo, como também o reconhecimento das verdades fundamentais da doutrina da justificação.

Papa Francisco e Pastor Luterano

Os luteranos convidaram o Papa Francisco ao encontro de Lund, do próximo dia 31 de outubro, e o Papa prontamente aceitou o convite.

Anúncios