Com informações importantes e números alarmantes, a palestra sobre saneamento básico, realizada nessa quarta-feira, dia 11 de maio, na PUC Minas, campus Coração Eucarístico, apresentou um cenário crítico sobre o tratamento de esgoto, limpeza urbana, abastecimento de água potável, dentre outros assuntos nessa temática. O evento teve início com a fala da pastora Aneli Schwarz, membro da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana e Presidente do Conselho de Igrejas Cristãs de MG.

Em seguida, o palestrante convidado, Rubens Amaral Ferreira Filho, Coordenador de Comunicação do Instituto Fala Brasil, iniciou a palestra falando sobre o significado de Saneamento Básico, assuntos que envolvem o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, etc. Segundo ele, 50% da população brasileira não possui coleta de esgoto, e essa é uma inquietação que une objetivos comuns na sociedade. “Hoje temos 30 milhões de brasileiros sem água potável e a falta de preocupação das autoridades resulta em doenças. As iniciativas das igrejas em abordar o assunto é de extrema importância e exemplo disso é a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano.” Rubens Amaral comentou, ainda, que muitos órgãos públicos, auxiliadores na educação de crianças e jovens, também sentem o peso da realidade quando o assunto é saneamento básico. “Para ter uma ideia da dimensão social dessa situação, 450 mil crianças no Brasil não possuem nem acesso ao banheiro nas escolas. Isso nos dias atuais se torna muito relevante.”

O palestrante ressaltou, também, que o tratamento de esgoto de Minas Gerais, por exemplo, é muito deficitário e nem 80% dos Estados brasileiros tratam corretamente essa linha pluvial. “O Brasil ainda tem graves problemas quanto a saneamento e tratamento de esgoto, e muito ainda precisa ser feito, é necessária muita conscientização, seja por parte de grandes e pequenas empresas como dos moradores nos mais diversos bairros e cidades.”

O evento realizado integra a programação da Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos, uma iniciativa do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e do ANIMA PUC Minas, em sintonia com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

(Matéria/fotos: Equipe de Comunicação ANIMA PUC Minas)

IMG_8402 IMG_8403 IMG_8417 IMG_8418 IMG_8425 IMG_8428 IMG_8433 IMG_8438 IMG_8440 IMG_8441 IMG_8453 IMG_8458 IMG_8464 IMG_8508 IMG_8512 IMG_8527 IMG_8531 IMG_8542

Anúncios