Nos meses de fevereiro e março, aconteceu, em cada região episcopal, a avaliação dos Planos de Pastoral aprovados na 4ª Assembleia do Povo de Deus e que foram aplicados nas ações evangelizadoras nos últimos quatro anos. No mês de maio, aconteceu a Vigília de Pentecostes na intensão da 5ª Assembleia do Povo de Deus em todas as comunidades eclesiais. A Festa de Corpus Christi foi celebrada nessa perspectiva. Em todos os domingos desse mês, nas missas, foram entregues volantes com textos reflexivos preparatórios. Todas essas atividades visaram colocar a Arquidiocese em clima propício para concretizar a 5ª Assembleia do Povo de Deus.

ASSEMBLEIA_5APD_FORANIASAOPAULODACRUZ (58)

Ao longo do mês de junho, conforme o cronograma divulgado na Carta Pastoral – 5ª Assembleia do Povo de Deus, aconteceram as Assembleias Paroquiais. Depois da importante pesquisa feita em toda a Arquidiocese por meio de um questionário que continua on line para a sua participação (caso não tenha ainda respondido e queira participar clique aqui), as Assembleias Paroquiais concretizam o primeiro nível participativo dos cristãos rumo a grande Assembleia Arquidiocesana que acontecerá no dia 15 de Outubro de 2016, quando se definirão as Diretrizes Pastorais que firmarão as bases para a elaboração dos novos Planos de Pastoral em cada Região Episcopal para o quadriênio 2017-2020. As Assembleias Paroquiais são acontecimentos, com metodologia bastante participativa, nos quais estuda-se o texto-base proposto, faz-se análise da atual conjuntura eclesial e, a partir das discussões sobre os novos desafios e urgências, propõe-se e elege-se numa plenária as prioridades que serão escolhidas nos três eixos – espiritualidade encarnada, renovação da vida comunitária e inserção social – objetivando ajudar na definição das futuras Diretrizes da Arquidiocese.

O desafio maior de cada Assembleia do Povo de Deus é favorecer a concretização de passos significativos, com dinâmica participativa e envolvente de todos os cristãos, na direção de maior fidelidade da Igreja a Jesus Cristo e ao Reino de Deus, do qual ela é sacramento.

A partir de hoje, o Observatório da Evangelização, com o objetivo de ajudar a aperfeiçoar esse importante processo avaliativo e propositivo da Arquidiocese de Belo Horizonte, disponibilizará o registro feito em algumas dessas Assembleias Paroquiais. Fiquem atentos.

Equipe executiva do Observatório

Anúncios