Filhas de Jesus! Quem são essas irmãs cuja história nos enche de perplexidade e cuja presença em Belo Horizonte antecede à criação da própria diocese? (De fato, a capital mineira tornou-se sede diocesana em 11 de fevereiro de 1921, pelo Papa Bento XV. Três anos depois, o Papa Pio XI elevou Belo Horizonte à categoria de Arquidiocese e seu bispo a arcebispo. Na época, foi a terceira província eclesiástica de Minas Gerais.)

candida maria

Essas ousadas missionárias tem o desejo de parecer-se a Jesus em tudo, como uma filha se parece a seu pai. Por isso é que sua fundadora, Santa Cândida Maria de Jesus, escolhe para sua congregação religiosa o nome de FILHAS DE JESUS.

Assim se expressam em seu site:

IHS

Nosso nome na Igreja – “Filhas de Jesus” – significa para nós uma forte identificação com Jesus: ser de seu grupo…  pertencer à sua comunidade… segui-lo como discípulas. Ser Filhas de Jesus é estar com Ele, contemplar a vida com o seu olhar, viver como Ele viveu, tratar as pessoas como Ele tratou, escutar, perdoar e promover as pessoas como Ele fez, buscar com paixão, como Ele, que se cumpra o sonho de Deus para a humanidade: que todos sejam FILHOS e IRMÃOS.

Nossa família religiosa se sente especialmente chamada a viver em atitude filial diante de Deus Pai.mãos pai e filho Essa atitude filial deve transparecer na confiança em Deus e em sua providência de Pai, pela segurança em seu amor incondicional, pelo constante louvor e gratidão, como Jesus. Esse rosto de Deus que contemplamos em JESUS ENCARNADO nos convida a viver em fraternidade para com todos, na gratuidade, na simplicidade, na alegria. Somos Filhas de Jesus. A Filha tem que parecer-se com o Pai.

A partir de hoje, dia de Santa Cândida, até 16 de setembro próximo, centenário da fundação do Colégio Imaculada Conceição (CIC – BH), acompanhe neste espaço o nosso olhar sobre a presença evangelizadora das Filhas de Jesus e participe do Observatório da Evangelização fazendo comentários, dando-nos sugestões, enviando-nos sua contribuição.

Tânia Jordão.

Anúncios