FILHAS DE JESUS:

CEM ANOS DE PRESENÇA EVANGELIZADORA EM BELO HORIZONTE – II

Ao chegar a Belo Horizonte, cidade que ainda não tinha sequer vinte anos de sua fundação em 1916, as religiosas Filhas de Jesus buscaram responder a uma demanda imediata: a educação das meninas. Aliás, esse era o objeto primeiro do trabalho dessa congregação religiosa, cuja fundadora, que fora uma jovem pobre e analfabeta na Espanha do século XIX, se preocupou profundamente em educar as meninas de seu tempo.

Sempre atentas à realidade circundante, muitas outras respostas foram sendo traçadas por elas ao longo da história. Não seguiremos aqui a cronologia, mas abordagens distintas, dialogantes… Inclusive estendendo nosso olhar para fora das fronteiras de nossa arquidiocese.

IMG_1249

Dentre os diversos serviços prestados pelas Filhas de Jesus ao povo da Grande BH, destaca-se a acolhida de crianças e adolescentes da segunda etapa do Ensino Fundamental na Obra Social São José Operário. Visando formar cidadãos criticamente comprometidos com a transformação da realidade, essa escola, que já nasceu como uma alternativa para a população de baixa renda da região da Pampulha, tem atuado por quase cinquenta anos buscando uma formação integral dos adolescentes.

IMG_1284

É um trabalho lindo de se ver! E pela paixão que se vislumbra na fala e no olhar das pessoas que lá encontramos, muito gostoso de se realizar também.

Tânia Jordão

Veja, abaixo, o que nos diz a diretora da escola, Mirian Silva Loureiro:

Anúncios