A Conferência dos Religiosos/as do Brasil, Regional Minas, promoveu uma missão intercongregacional, oportunizando, de modo especial aos jovens, uma experiência de Igreja e de Vida religiosa em saída na Arquidiocese de Belo Horizonte. Trata-se da 10ª Missão Vocacional, na paroquia São Judas Tadeu – Rede Missionária Região Esmeraldas, forania : Nossa Senhora das Neves, envolvendo os padres da Paróquia:  Ricardo Hissa  e Ângelo Marcio de Paula.

Em fidelidade ao chamado do Espírito, a Conferência dos Religiosos do Brasil através da Regional Minas, assume a missão de animar, articular e acompanhar a Vida Religiosa de  Minas Gerais, no seguimento a Jesus Cristo e no seu serviço profético-testemunhal. Promove a comunhão na diversidade de dons e carismas e incentiva a construção de novas relações intercongregacionais, eclesiais e sociais.

a

Atenta ao apelo da Igreja universal e da Igreja local, a Vida Religiosa está sendo convidada a ser uma Igreja em saída. Aqui em Minas Gerais, essa realidade tem sido testemunhada pela alegria e solidariedade na Evangelização que vem acontecendo através de missões realizadas de forma intercongregacional em paróquias e comunidades da nossa arquidiocese. Tudo é fruto do Ano da Vida Consagrada, celebrado em passado próximo, concluído em fevereiro de 2016, o qual lançou um convite aos religiosos e religiosas para: olhar com gratidão o passado, a viver com paixão o presente e abraçar o futuro com esperança.

O caminho assumido pela vida religiosa na soma dos carismas para realizar missões em algumas paróquias da Arquidiocese, vem sendo concretizado há mais de 10 anos, sendo que nos últimos anos têm sido realizada duas vezes ao ano, priorizando paróquias e comunidades geograficamente mais distantes e com uma maior necessidade de evangelização. A missão tem sido feita com a ajuda das pessoas da comunidade paroquial.

No ano passado e neste ano, a ajuda veio sobretudo dos jovens: jovens visitando jovens em suas famílias, de modo particular aqueles que estão mais distantes da caminhada da Igreja. Os que participavam e deixaram de participar, bem como, abrindo um convite a integrar na vida da comunidade. Experiência que tem desafiadora, porém marcante.

A mais recente experiência da missão intercongregacional foi realizada em Ribeirão das Neves- MG em algumas das comunidades da Paróquia São Judas, comunidades que são acompanhadas por Pe. Ângelo Marcio, vigário na paróquia, o mesmo acolheu com muita alegria os 30 missionários de dez congregações religiosas que foram participar da missão no final de semana 28 e 29 de maio.

No sábado dia 28/05, aconteceram às visitas aos jovens e a noite uma linda celebração Eucarística na Comunidade Santa Cecília com a presença e apresentação dos missionários da CRB Minas, em seguida aconteceu a Gincana bíblica vocacional com os jovens.

aa

No domingo pela manhã toda equipe missionária foi à comunidade Santo Antonio que pertence ao bairro de Alexandria, como município pertence a Esmeraldas, mas como área pastoral é assistido por Ribeirão das Neves, sendo uma das comunidades acompanhada pela paróquia São Judas, ali se pode constar uma realidade onde se apresenta grande necessidade de evangelização, realidade e pessoas que com sua fé e desejo de ser Igreja e com a Igreja nos evangelizam.

Deparamos-nos com realidade de muita pobreza, onde falta os recursos básicos para a sobrevivência como: água , luz, esgoto, posto de saúde, escolas. Uma senhora nos dizia: aqui o que não nos falta é Deus, pois ele está sempre caminhando conosco e o que temos como grande riqueza é esta capela, mas o restante, falta tudo. Ela nos falava com uma convicção da presença de Deus e com um sorriso sereno no rosto já envelhecido e sofrido, mas a esperança se fazia presente naquele olhar.

Por outro lado, constatamos nas visitas as famílias, no domingo dia 29/05, o grande números de famílias evangélicas de inúmeras igrejas, essas famílias são visitadas periodicamente, realidade percebida quando nós fazíamos as visitas, havia sempre dois ou três com a Bíblia na mão indo de casa em casa.

Embora, sendo apenas um final de semana, a missão nos marcou como experiência positiva que nos desinstala e nos convida a todos para unirmos nossas forças em missão. È um convite para sermos uma presença significativa nesse mundo globalizado e ao mesmo individualista, convite a rompermos o risco da acomodação, da alienação e da indiferença, o qual o nosso querido Papa Francisco tem convidado a todos, de modo muito particular neste Ano da Misericórdia, convite para que sejamos misericordiosos como o Pai e apresentemos aos nossos irmãos e irmãs o rosto da misericórdia que é Jesus Cristo, a sua mensagem de vida e de esperança.

13557688_1087795167961354_8998152882605232641_n.jpg

Ir. Iracema Leal

Irmãs Paulinas – Belo Horizonte

É colaboradora do Observatório da Evangelização.

Anúncios