Evangelizar implica abraçar e anunciar a boa nova do projeto de Deus tal qual foi revelado por Jesus de Nazaré: Deus é o Deus da Vida e seu projeto é de Vida plena para todos! Todo anúncio de vida implica a denúncia de toda ameaça à vida. A ação evangelizadora da Igreja, de mãos dadas com os movimentos populares, tem como valor maior a dignidade da vida.

Por isso o Observatório da Evangelização – PUC Minas divulga aqui o desafiante e ambicioso projeto “Água vale mais que minério” e, no mesmo impulso de conversão pastoral lançado pelo Papa Francisco na Evangelli Gaudium e, sobretudo, na Laudato Si´, conclama a todos os cristãos a apoiar e dele participar. Juntos na lógica do cuidado com a Casa Comum e na construção de “outra sociedade possível”: pautada pela justiça, pela inclusão social, pelo zelo e cuidado criativo na defesa da dignidade da vida.

Que a Campanha da Fraternidade 2017, FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA, provoque conversão pastoral na Igreja.

Água vale mais que minério é uma campanha com objetivo de defender a água como direito humano nos territórios do Quadrilátero Aquífero/ Ferrífero-MG.

“Água vale mais que minério!” no Quadrilátero Aquífero-Ferrífero, Minas Gerais!

download

O objetivo do projeto

Realização de campanha territorial que defenda a água como direito humano essencial à vida, em contraponto à destruição dos aquíferos feita agressivamente pelas mineradoras no Quadrilátero Aquífero/Ferrífero.

Conta com a parceria da Arca Amaserra e apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH), sendo realizada por meio do Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM).

A missão do MoSAM

Atuar firmemente frente à hegemonia da mineração e seus inúmeros impactos às serras e águas de Minas Gerais, articulando ações comuns que agreguem e fortaleçam cada um dos grupos que fazem o enfrentamento, divulgando o máximo possível a causa, acompanhando de perto as lutas, dando visibilidade aos problemas e conquistas e possibilitando cada vez mais a troca de experiências e ajuda mútua.

Desde 2008, quando foi fundado, o MovSAM realiza diversas atividades no âmbito de sua missão. Participa regularmente de encontros e seminários onde o tema é a mineração vinculada a impactos e violação de direitos; integra outras articulações nas quais esse foco também existe, como a Articulação Popular pelo São Francisco Vivo e a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale; produz materiais de divulgação e mobilização e apoia grupos que se organizam diante de novos projetos de mineração compartilhando nossa experiência. Merece destaque a participação ativa do MovSAM no Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela.

Contato: aguavalemaisqueminerio@gmail.com

Faça a sua declaração de amor a vida!

Participe dessa campanha!

Divulgue!

Realização:                           Parceria:                   Apoio:

Veja o vídeo no Facebook:

Anúncios