Nesta terça-feira, 07 de março, o 22º Encontro Nacional dos Santuários do Brasil teve início no Santuário Estadual Serra da Piedade, na cidade de Caeté/MG. Em um clima agradável e contemplativo, com uma celebração eucarística presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o Santuário da padroeira de Minas Gerais.

Em seguida, após um intervalo para o café, dom Walmor conduziu uma conferência com o tema “Santuário: lugar de oração, cultura e serviço aos pobres”. Em suas palavras, dom Walmor destacou a importância desses espaços: não se deve pensá-los como um local que faz estritamente um atendimento sacramental. Disse ainda que é preciso abrir o caminho para se pensar a espiritualidade, utilizar esses locais como porta de entrada para uma perspectiva de diálogo com a sociedade plural.  “Corremos, sim, o risco de devocionismos tortos, mas temos o desafio de pensar o que realmente é o essencial à fé cristã”, completou dom Walmor. Ainda durante a conferência, o Arcebispo de BH reafirmou que os santuários pelo Brasil se tornam caminhos de oração e fé, mas, também, de cultura. Um lugar de acolhimento e peregrinação.

O Encontro ainda promete bons momentos. Na programação estão previstas oficinas nos eixos da vida orante, da vida cultural e do serviço aos mais pobres. Acompanhe aqui, pelo Observatório da Evangelização.

Por Janaína Gonçalves
Fotos: Camilla Moreira
Equipe Observatório da Evangelização
 blogteste
Anúncios