Desde a noite da última segunda-feira, acompanhamos o 22º Encontro Nacional dos Santuários do Brasil. Ao nos referirmos a “santuários”, mesmo aos ecológicos, pensamos em lugares reservados, separados, especiais. Diversas religiões possuem santuários para onde acorrem seus fiéis. Assim também acontece no cristianismo católico que cultiva lugares especiais de promoção do encontro com Deus, através da acolhida ao peregrino, do cuidado com a preservação cultural, da vitalização da devoção, que pode ser vista como uma ponte para o encontro com Deus; pois, devoção é a facilidade para encontrar Deus, mediada ou não por algo ou alguém que ajude àquela/e que busca o Criador.

 

Janaína Gonçalves e Camilla Moreira, da nossa equipe, vem nos brindando (confira em: https://www.facebook.com/observatoriodaevangelizacaopucminas) com relatos gráficos e fotográficos do encontro que trata de refletir sobre o papel desses santuários em nosso país e sobre a importância da troca de experiências entre os mesmos. Em tempos de interações midiáticas acentuadas, surge, até mesmo, um santuário digital.

Para possibilitar tantas partilhas, os participantes do evento se dividiram em três eixos temáticos: Vida Orante, Vida Cultural e Serviço aos mais Pobres, promovendo oficinas para trocas de saberes entre os membros. Abaixo é possível vislumbrar algo da riqueza do evento:

Anúncios