Paróquia São Domingos

Em outubro do ano passado, o Observatório da Evangelização (OE) realizou o seu 1º Fórum de Experiências Significativas. O principal objetivo do Fórum foi a partilha de experiências de ação evangelizadora da Igreja em contextos variados, desafiantes e pouco comuns. Além da divulgação das práticas, o Fórum propiciou momentos de reflexão acerca dos grandes desafios da evangelização na contemporaneidade.

A metodologia do encontro consistiu na exposição das práticas evangelizadoras pelos próprios atores de cada um dos projetos selecionados e o comentário de teólogos pastoralistas sobre tais práticas.

Uma das experiências apresentadas no Fórum foi acerca das ações de formação dos leigos para a atuação em diversos ministérios, desenvolvida pela Paróquia São Domingos, de Nova Contagem, através da Escola Bíblica.

Passados seis meses, entrevistamos algumas lideranças da comunidade e o Pe. Joaquim Fonseca, atual pároco, para verificar como estão os trabalhos desenvolvidos na Paróquia.

2.jpg

As respostas abaixo correspondem ao consenso do grupo entrevistado:

OE: Nos últimos seis meses houve alguma mudança na paróquia/pastorais/movimentos que merece algum destaque? Se sim, quais?

Sim. Dentre elas podemos citar: Houve mudança significativa na Pastoral da Família, que está caminhando de acordo com as orientações da Arquidiocese e do Papa Francisco. A iniciação cristã de adultos, feita no curso Discípulos de Emaús, aumentou o tempo de formação e tem procurado da maior ênfase nos tempos litúrgicos e na participação dos catecúmenos nas suas comunidades.

OE: Como se encontram as ações/pastorais/movimentos que priorizam o protagonismo dos(as) leigos(as) na comunidade eclesial?

Elas estão distribuídas da seguinte forma:

  • Pastorais: Batismo, Catequética (primeira Eucaristia, Crisma e iniciação cristã de adultos), Infância e Adolescência Missionária, Liturgia (equipes de canto, leitores, ministros da Eucaristia, ministros da Palavra), Família, Carcerária, Juventude, Criança, Dizimo, APN’s e Pastorais Sociais.
  • Movimentos: Vicentinos, Neocatecumenato.
  • Ações: Círculos Bíblicos, Formação bíblica (CEBI-MG), Casa Comboniana Justiça e Paz (através da qual são realizadas as ações sociais da região nas áreas do Direito, psicologia, terapias alternativas, atividades artesanais, etc.).

OE: A mudança do pároco trouxe algum impacto nas ações de evangelização? Caso positivo, poderia citar alguns exemplos?

Sim. Houve um aumento no tempo de formação da iniciação cristã de adultos.

OE: A presença da Paróquia no Fórum de Experiências de Evangelização do Observatório contribuiu de alguma forma para a comunidade? Se sim, como?

A contribuição foi no sentido de animar os que participaram do Fórum; em função do contato com outras realidades e também em função do reconhecimento da importância dos trabalhos que são realizados na paróquia.

OE: Gostaria de acrescentar algum fato, depoimento, crítica ou observação?

Aproveitando que este espaço é para divulgar as ações de evangelização, gostaria de informar que atualmente a nossa Paroquia está passando por um momento delicado em função de uma imobiliária da região de Contagem. Ocorre que o dono da imobiliária entrou na justiça alegando que o terreno onde foi construída a Igreja de uma da comunidade (a mais de 25 anos) é dele, e inicialmente uma juíza deu ganho de causa a este senhor determinando a demolição da Igreja.  A Arquidiocese de Belo Horizonte entrou com recurso, mas toda a paróquia, em especial a comunidade, está numa angustia só diante da possibilidade de perder o seu espaço e de ver jogado no chão o fruto de anos de trabalho voluntario, doações etc.

Anúncios