Igreja: pão mofado?

CATOLICISMO MOFADO

Por Fernando Altemeyer

Andando por algumas cidades brasileiras é fácil encontrar jovens/adolescentes com uma espiritualidade doentia e alienante. Em certas dioceses e até com uma presumível cumplicidade de pastores brotam aos borbotões “escravos de Maria”, “cercos de Jericó”, “missas de cura e libertação” “marchas em roupas medievais”, “exorcismos descontrolados e líderes autoritários”.

Já se vê dezenas de jovens com correntes nos braços, nas pernas e amarrando cilício nas pernas e barriga para sangrar em “nome de Maria (sic)”. Meninas jovens de véu na cabeça nas missas, gente rezando terço fora de hora, plenos de tiques nervosos e exigindo receber a Eucaristia na boca, pois a mão não seria santa o suficiente.

Antropologia doente. Mente doente. Corpo adestrado. Há ainda os que seguem cegos a padres autoritários evidentemente narcisistas.

É a Igreja Feudal voltando com tudo e destroçando a pastoral da Igreja comunidade de comunidades. As orientações da CNBB nem sequer são conhecidas. A pastoral é desvinculada da Palavra de Deus.

Tudo fica reduzido a crendices e amuletos. E as Televisões católicas e livrarias católicas vendendo ainda mais amuletos, textos demagógicos, roupas e túnicas douradas e muito perfume e incenso grego caro e supérfluo. Há até exércitos com roupas exóticas em comunidades e igrejas.

Quando acordarmos da letargia, o estrago será profundo. Os fungos continuam em ação comendo o pão da vida e fazendo-o morrer. É preciso ver a doença e prevenir.

 

Fernando-Altemeyer-300x202Fernando Altemeyer é teólogo leigo, possui graduação em Filosofia e em Teologia, mestrado em Teologia e Ciências da Religião pela Universidade Católica de Louvain-La-Neuve, na Bélgica, e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Atualmente é professor e integra o Departamento de Ciência da Religião, da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP.

Fonte:

Facebook

41 comentários

  1. Parabéns Fernando pela coragem de mostrar a força de Jesus no meio do povo, viveu como povo, teve cheiro do povo, e foi assassinado pelos poderes de sua época, igual os mártires que defende o povo hoje.

    Curtir

  2. O pão que Jesus dá é pão de vida e não se morte. Ele transforma a vida para fazer o bem. Deixa as pessoas serem sal e luz no mundo. Se tornam agentes de justiça e paz.

    Curtir

  3. Não se faça de sábio, pois, o seu papel é de um tolo, daqueles que se sentem com o rei na barriga, de fato, ou deve ser um ateu, ou não é um cristão, logo, logo Deus tirará a sua sabedoria (estudos) e dará virtude para os humildes. Tomara que ele dê sabedoria a todos os jovens que você chama de pão mofado e dê educação de filho de Deus para você! Se converta antes de sair por aí humilhando as pessoas que buscam a Deus. Vá dá lição de moral para aqueles diversos jovens, que pelo mundo das drogas estão assassinando a sangue frio, as suas dolorosas mães, vá salvar as almas dos drogados, que entram em êxtase e matam as pessoas mais fracas das nossas famílias, vá dá lição para os ladrões que estão roubando a dignidade humana da nossa gente. Quem já está procurando o caminho de Deus deixe que Ele mesmo termine de resolver o resto. Pare de se endeusar. Você deve ter estudado isso né? Se não sabe do que eu estou falando! A sua teologia não serve de nada. Você se esqueceu de alguma coisa essencial. Só um conselho, antes de querer aparecer, peça a graça para o Espírito Santo, que ele te dará inteligência para salvar e não para humilhar! Ai daqueles que escandalizar um dos meus pequeninos!
    Mais: O sim nega o não, e o não afirma o sim!

    Curtir

    1. Se os cristãos fizessem o que você diz o professor deve fazer, o pão não estaria mofado. Se alguns cristãos ao invés de ficarem unicamente deslumbrados com celebrações show, forem ver e acolher Cristo na face do irmão drogado, como você disse, o pão não ficará mofado.
      Se todos os Cristãos, incluindo você meu irmão, entenderem que não existe ELES pecadores, e sim NÓS PECADORES, o pão deixará de ser mofado.

      Quando todos entenderem que não é o fato de estar na igreja que me faz mais Santo que aqueles que estão no mundo da droga, o pão deixará de ser mofado.

      Enfim, quando todos ao menos entenderem, como diz Pe. Zezinho, que devemos erguer as mãos com alegria, mas repartir também o pão de cada dia (pai em sentido amplo), o pão deixará de ser mofado.

      Rezo por você meu irmão. Reze por mim.

      Curtir

  4. Fernando Altemeyer,
    Parabéns pelas tuas palavras inteligentes e lúcidas.
    Também estudei Filosofia e Teologia durante o Concílio Vaticano II, trabalhei por 10 anos na Pastoral com a metodologia das CEBs no sul do Maranhão. Por isso entendo bem o que dizes e a tua angústia com esses “mofos” surgidos da Opus Dei, Legionários, Arautos do Evangelho, Caminho Neo-Catecumenal, e outras dezenas de “movimentos” eclesiais surgidos no tempo triste de João Paulo II, o que quis anular Concilio Vaticano II e voltar para a Trento, para a Igreja-Poder e aliada aos poderes do mundo.
    Para isso, obedecendo aos conselhos de Reagan, tentou sufocar as CEBs no Brasil e na América Latina, calar dezenas de bons teólogos, sobretudo de fora da Europa. Incapaz de enfrentar aos Ordens e Congregações religiosas, bem organizadas e estruturadas, favoreceu o surgimento desses fungos e mofos de que bem falas acima e que tão rapidamente se espalharam pelo mundo.
    Vários desses “movimentos”, com seus fundadores exonerados pelo Vaticano ou sendo investigados.
    Uma característica comum aos maiores desses “movimentos” é que vários deles são riquíssimos e poderosos.
    Grandes e pequenos, em geral são anti-Vaticano II, adoradores de uma tradição estática e que quer caminhar para trás e fixar a Igreja no passado. E muito crédulos no poder das penitências pessoais, inclusive cilícios, como se o sangue de Cristo fosse insuficiente para nos salvar e precisasse também dos martírios da nossa carne.

    Parabéns, Fernando pela tua coragem e lucidez E também pela celeuma que conseguiste levantar entre eles.

    Curtir

    1. Concordo com você sr. João Tavares, e repudio todos os comentários acima, sem nexo e nenhum propósito cristianizador e sim aviltante, intolerante, rancoroso, ofensivo e por aí vai.
      Entendo sim que devemos ser tolerantes com aqueles que ignoram a nossa fé esclarecida à luz do Vaticanoll, e todos os documentos pontifícios, que nos orientam para sermos maduros e racionais diante dis fatos da vida e esperançosos em nossa caminhada.
      Fortes na fé e alegres na esperança, necesiitamos caminhar sempre ligados a santa madre igreja, sem máscaras e abertos às mudanças que se faz necessárias com a evolução de todo mundo globalizado, e é preciso muito discernimento e sabedoria para seguir o caminho de Jesus

      Curtir

  5. Como não sou diferente dos colegas que escreveram anteriormente a mim, e tudo, inclusive o artigo do pão mofado estão no nível do julgamento. Todos com poucas exceções preocuparam-se em achar um bode expiatório qualquer para dar vazão as suas angustiadas reações ante o artigo do professor doutor. Nessa ânsia de não admitir que o problema também é meu ou de cada um e da sociedade como um todo, a CNBB e o comunismo foram atacados por pessoas que nem sabem o que é a primeira nem o segundo. Assim voltamos ao erro de ao invés de absolver a informação, analisar e responder ou produzir um artigo com sensibilidade e inteligência, usamos nossa capacidade/deficiência de julgar precipitadamente mesmo as coisas que não conhecemos como o coração de um devoto, mas também uma instituição que tem história e respeito em todo mundo ocidental religioso. Quanto ao comunismo é outra coisa desconhecida dos falantes. Como professor de história caros colegas caso vocês gostem ou não foi ele e ainda é quem impulsiona as mudanças no capitalismo moderno e quando ele deixar de existir seja materializado no regime chinês ou cubano e outros, ou mesmo como uma utopia não se enganem os capitalistas, os quais não ousaram citar nesses cometários, de onde podemos supor que são ou simpatizantes e ou os próprios, acreditando que nada têm eles/eu/você, com essa problemática. Não se enganem no dia que não houver o que se contraponha ao capitalismo seremos todos escravos como já fomos no seu primórdio. Sou devoto de Antônio Conselheiro.

    Curtir

  6. Secularismo Afiado
    Por Um Leigo Qualquer

    Andando por algumas cidades brasileiras é difícil encontrar jovens que tenham qualquer espiritualidade. Em certas dioceses e até com uma presumível cumplicidade de pastores brotam aos borbotões “Igreja santa e pecadora” (tsc), “Missas Inculturadas”, “Bermudas e Mini-Saias”, “a crença que satanás não existe e que estamos combatendo ideias”.

    Já se vê centenas de jovens achando que Oxóssi é São Sebastião e cantando para a Mãe Terra. Infelizmente nenhum deles tem ideia do que seja um cilício, porque o corpo só pode ser fonte de prazer. Quando ouvem falar de um, normalmente é apresentado entre os instrumentos usados “durante a Inquisição” pelos professores da PUC. Esses professores doentes que tem chiliques somente em ver alguém que, piedosamente, busca usar um véu ou se consagrar à Virgem Maria de corpo e alma, a qual parece que lhes falta.

    Conseguem em tudo reparar nos outros, mas não olham para os próprios narizes. E ainda se incomodam se veem piedosamente alguém comungando na boca, porque os católicos bem sabem que nem as mãos, nem as bocas são santas o suficiente, mas a disposição do coração se reflete na postura do corpo. Quando alguém percebe de relance a postura desses Doutores, se põe a perguntar: será que eles se lembram que é Deus quem está na frente deles?

    Fé doente. Piedade doente. Seria isso por falta de adestramento do corpo? Há ainda os que colocam sua esperança num messias do proletário, evidentemente abortista.

    Quem nos dera se um pouco da Escolástica Feudal ainda sobrevivesse nesses grandes Doutores! Infelizmente, a CNBB preocupa-se mais com os Biomas do que com as almas, aí gera-se uma incômoda esquizofrenia, não na Igreja das Comunidades, mas em algumas comunidades da Igreja. Torna-se difícil aderir à Palavra de Deus pela metade, ignorando as almas – sobretudo as das crianças abortadas.

    Tudo fica reduzido ao temporal, ao aqui e ao agora, ao materialismo. E os Padres Católicos e os Diáconos Católicos defendendo indiretamente legalização da maconha, descriminalização do aborto a descristianização do País através do seu voto e mais, da sua presença desnecessária nos comícios de grandes empreitados. Pura demagogia. E ainda há quem reclame da roupa de alguns cristãos que querem viver a piedade tão escassa nesses dias.

    O estrago já foi feito, mas tentamos revertê-lo. Quem sabe se continuarmos a “comungar na boca” e a sermos “escravos de Maria” conseguiremos mostrar Quem está presente na Eucaristia para esses Doutores. Talvez assim a o Pão da Vida não mofe por ficar exposto em vão no escuro de uma paróquia qualquer, sem adoração.

    Como qualquer pequeno sinal já é motivo para Satanás se enfurecer, não desistamos! Rezemos para que os Doutores acordem dessa verdadeira letargia.

    Curtir

    1. Tenho um nariz avantajado e não consigo vê -lo se não pelo espelho. Resumo :preciso de ajuda para me ver. Talvez falte esse outro pra te olhares melhor.
      Tu falas em.abortados e os que foram assassinados nas inimputáveis ações das grandes exploradoras de brumadinho e de Mariana? Aí pode? E o que se mata nos presídios indistintamente? E os massacres no rio de janeiro?
      Acho que não leste os evangelhos. …tuas explicações são didáticas mas não são evangélicas. Aliás, muito distante.
      Jesus menciona mais de 100.vezes crianças e pobres,
      Oprimidos e perseguidos.
      Jesus não falou uma única vez de aborto. Falou em fome,
      frio,sede, moradia, atenção, fraternidade, comunhão, justiça etc. Muitas vezes.Leia o evangelho e preste atenção
      Reflita bastante.
      respeito, dignidade

      Curtir

  7. O autor parte da falsa premissa de que novo = melhor. Ora, essa coisa toda de achar que a fé é apenas demonstrada por meio de pastorais e trabalhos sociais, fazendo do pobre o lugar teológico, é herética. Essas coisas são sim importantes, mas não fazem de ninguem santo, não transformam o sujeito de dentro pra fora, não deixam que Jesus aja e santifique a pessoa! E conformar o sujeito à pessoa do Cristo é justamente o principal objetivo da Igreja: esta serve pra nos tornar santos!

    A esmola (serviço social) ajuda nisso, mas falta a oração e o jejum. Infelizmente os teólogos modernos (como vossa pessoa) jogam isso fora. Esse é o mal do diploma: um sujeito como você ser chamado de “teólogo” é uma ofensa aos teólogos de verdade.

    Curtir

  8. Parabéns cara, fazia tempo que não lia um texto tão sem fundamentação na Doutrina e na Biblia, realmente devemos todos seguir TUA opinião, aliás vc é o famoso, quem mesmo? deve ser o Babáorixá da banelandia, é fato, as Devoções Populares realmente não devem ser defendidas, muito menos o zelo pela Sagrada Liturgia, devemos sim é bater bastante palmas na missa e dançar esquindolelê durante o ofertório, é top, viu! Isto ai Bento XVI e São João Paulo, “ceis” tá por fora…

    Curtir

  9. Será que para ele existe um momento para rezar o terço? Rezo e faço isso quando eu quero! Na fila do banco, no ônibus, no carro…Senti vontade de rezar eu rezo. Salve Maria Santíssima!E salve a Tradição Católica Apostólica Romana! Por causa da tradição nossa igreja não ruiu. Apostataram da verdadeira igreja de Cristo os que falam contra ela e defendem CNBB e os seus defensores do aborto!

    Curtir

  10. Herege! A tradição é um dos pilares da Igreja. Escravos de Maria foi São Luiz Grignion de Monfort que instituiu, um santo da Igreja Católica. O cilício não sangra ele é só p incomodar se sangrar cometendo erro ele só pode ser usado com o aval do confessor, vários santos usaram. Este senhor é um lobo desfarsado de ovelha.

    Curtir

    1. Os santos, muitos deles, eram vítimas de vários problemas mentais, que hoje a ciência identifica. Tomar como santidade esses gestos de algum momento de loucura é que trai o Evangelho e a tradição da igreja.

      Curtir

  11. Reflexão muito boa sobre a alienação de grupos que parecem viver numa Igreja de um universo paralelo. Parabéns pela lucidez.

    Curtir

  12. Terrível é ver individuos cretinos que se arvoram o direito de “ditar regras” de como se conduz a duo milenar Igreja Católica.
    Viva a sua fé socialista. (sic) junto dos seus.
    Permita que os que tem uma visão diferente da sua, vivam e preguem ao mundo oAEvangelho de Amor de Cristo, o Amor a Maria e ao seu Rosário e a pratica de fé que lhes for melhor.

    JÁ TEMOS MUITOS A NOS ATACAR DE FORA DA VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO.

    Curtir

    1. Se defender que os outros tem direitos á dignidade for socialismo, sou socialista radical, o que não dá é para certos defender o moralismo pequeno burguês, a igreja de cristo com certeza não é a igreja do hipócritas de defensores dos corruptos, Jesus não morreu defendendo os poderosos se fosse assim não teria morrido.

      Curtir

  13. Qd bem jovem, c meus 12, 13 anos, leitor assíduo da revista “Série Sagrada”, já achava exagerados esses sacrifícios físicos. O q interessa a Deus é o amor e disponibilidade p os irmãos. Por outro lado, usar um véu é sinal de respeito a Jesus e Maria. E o padre deve respeitar a opção do fiel receber a comunhão na mão. Ñ vejo a Igreja mofando. Os caminhos são diversos e se são trilhados c amor e sinceridade, chegam até Deus.

    Curtir

  14. Alguém avisa a esse desinformado que a consagração à Virgem Maria não é amuleto. E quem a detesta é o demônio. Fala mal da Igreja, e age como um perfeito relativista.
    Rezemoa por ele.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Quem concorda com isto é falso católico ou apóstata, aquele que segue uma religião materialista da práxis marxista. Só não sabe, que por tamanho orgulho, está sendo derrotado por jovens (crianças) que se penitenciam demonstrando maior amor a Deus, imitando os santos, do que estes pobres zumbis que ficam se dilacerando em inveja, choro e ranger de dentes. Não conseguem ser santos, então perseguem os que de boa vontade tentam ser. Apóstatas, tomem o próprio vômito. A TL está morta, só falta cremar.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Qual é melhor ele comunista ou VC nazistas, que mata mais comunismo ou nazismo ,quem usa a religião para enganar.

      Curtir

      1. Nazi é o acrônimo de Nacional-socialista dos trabalhadores alemães. Tudo socialista. A única coisa que o socialismo conseguiu foi 100 milhões de mortos.

        Curtir

  16. Infelizmente o texto do Fernando Altemeyer é carregado de um bojo de insatisfação pessoal que do próprio magistério da Igreja. O cilício, cordões, amuletos, véu, correntes e etc. são hoje manifestações que por anos, e talvez milênios já existam e que a Igreja nunca, em nenhum lugar sequer de seu magistério tenha proibido ou visto com maus olhos.
    Pelo contrário, a Igreja e os pastores – principalmente os ditos “autoritários” e narcisistas pelo excelentíssimo teólogo – é que estão preocupado com a alma das suas ovelhas e engajados, mais do que nunca, na luta contra o poder político que busca engolir os fiéis e colocando em pauta liberação de aborto, drogas e tantas outras formas de governabilidade totalmente imorais, antiéticas e antirreligiosas.
    Talvez o Eminente teólogo, quase doutor angélico das causas terrenas tenha esquecido da medalha milagrosa – esta que curou e converteu/cura e converte – a tantos neste mundo caótico dominado pela violência, desrespeito e aversão aos fiéis. Talvez tenha esquecido do escapulário, um simples pedaço de pano que nele, quando munido de fé, se obtêm tantas graças e bençãos da parte de Nossa Senhora. Talvez até ele tenha esquecido da serpente de bronze do Antigo Testamento e por isso, ele se perdeu no caminho teológico, ainda preso ao ideal de libertação do povo judeu da escravidão no Egito e tenha esquecido de atravessar o mar vermelho, por isso, permaneceu do outro lado da margem.
    Enquanto a CNBB celebra páscoa e quaresma sem nenhuma menção a Jejum e oração pela situação triste em nosso país, ou até uma simples corrente pelos que morrem mártires no mundo, há tantos outros pequenos cristãos que jejuam, rezam constantemente o rosário, usam medalhas, panos e tantos outros apetrechos, a fim de obter a paz no mundo e a conversão sincera para alcançar o céu, outros preferem sentar-se, escrever sobre a luta de classe opressora e oprimidos, lutando sempre em prol de todo mundo, mas no “meu” ninguém se mete.
    No desejo de querer ser igual a todos é que vemos os Padres, Freiras e os fiéis que temos hoje dia.
    Quando o amor a Cristo for a verdadeira motivação dos homens desta terra, o espirito enganador não triunfará entre os Eminentíssimos Teólogos, e os cristãos serão verdadeiramente cristãos, e não mais um a ocupar uma cadeira na Santa Igreja de Deus.
    É o que penso eu, que não sou nada frente a um eminentíssimo teólogo.

    Curtido por 1 pessoa

  17. A tradição da Igreja é riquíssima, e muitos se tornaramanhã Santos até por causa da prática das mesmas, sem deixar de exercer a caridade durante suas vidas. Lamentavelmente, esses teólogos medíocres da libertação vêm com esses falsos discursos de jogar fora toda a história da Igreja que produziu e continua a produzir frutos de fidelidade e conversão.

    Curtir

  18. Triste realidade da nossa igreja.
    Enquanto vamos nos dividindo em seguimentos alienantes e esquecendo do verdadeiro papel social da igreja, os calhordas travestidos de mensageiros de Deus, ocupam espaços nos campos políticos, aprovando leis que certamente levarão a sociedade ao caos social.

    Curtir

  19. Pois é seu Altmeyer: você deixou de ser padre mas não deixou de ser comunista!
    O que esperar de um apostata como você? Só mesmo esse tipo de “vômito” que faz o delírio do politicamente correto na igreja. Avise para os seus pares: vocês perderam!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s