“Desafio” tem sido um tema tratado reiteradamente quando se trata do âmago daquilo que São João Bosco trazia como coração de sua obra: a educação da juventude socialmente mais vulnerável e sua integração comunitária. Quando se trata da Casa Dom Bosco, o “grande desafio” é preparar o adolescente para que, ao completar 18 anos, deixe a casa e assuma seu novo momento de vida.

Podem ser acolhidos ali dos 12 aos 18 anos. Nesse período, vivem tão integrados à população local quanto possível: estudam e tem atendimento à saúde em locais públicos, convivem com outros adolescentes… Ao mesmo tempo, são orientados a construir um “Projeto de Vida” que possa norteá-los no futuro. Junto a isso, busca-se alguma garantia de sua estabilidade futura, seja na reinserção familiar, seja através de alguma forma de apadrinhamento ou adoção, seja, ainda, no investimento de sua autonomia, para que caminhem com certa segurança.

Um problema parece ser que não há como acompanhar o jovem egresso além de seis meses. Se não houver como se manter em algum momento, após esse período, considerando a possibilidade de não haver – para alguns – vínculos familiares, o que será desse sujeito, então? De que forma a sociedade se mobiliza para acompanhá-lo, apoiá-lo. Infelizmente, sabemos que não se mobiliza. Só julga.

Essa é a razão para que aqueles educadores se preocupem, cientes de que necessitam pensar no “pós”, preparar o adolescente para a vida posterior, ou seu trabalho educativo se perderá.

Para o adolescente em situação de vulnerabilidade social acolhido naquela instituição, por mais sofrida que tenha sido sua experiência familiar anterior esse lastro necessita ser reconstruído, quando possível. O Programa “volta pra casa” enseja a que os egressos sonhem com a família. Possam retornar a ela conscientes de que ali é seu melhor lugar. Por isso, as famílias são também preparadas para esse retorno.

Acompanhe um pouco mais dessa observação e participe, para que, juntos, possamos construir o Reino de Deus, como Jesus nos ensinou.

Professora Tânia Jordão.

Especial Salesianos – Episódio 09

Anúncios