E a Palavra se fez Carne

 Hoje é dia 12 de outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil

“Fazei tudo o que ele vos disser!” A figura de Maria nas Escrituras revela-se sempre uma presença atenta à voz de Deus e aos acontecimentos. Em Caná, Maria percebe a falta do vinho, o que indicava o fim da festa, fim da alegria. Confiante ela recorre ao Filho e pede aos serviçais que se coloquem em prontidão para fazer o Ele disser. Maria é uma discípula fiel e aponta para nós a necessidade de sempre estarmos prontos a fazer a vontade de Deus. Com confiança, ofereça ao Senhor as situações de sua vida em que o vinho acabou, em que a alegria sumiu: decepções, desencontros, incompreensões, marginalizações sofridas…

Com abertura interior, acolha o Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 2, versículos 1 a 10:


Naquele tempo, no terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Maria sempre nos remete a Jesus. Ele é o centro da nossa fé e da nossa esperança. As talhas vazias indicavam que a religião de Israel já não comunicava esperança para o povo. Jesus o Filho de Deus vem para devolver a alegria e a esperança para o povo sofrido. Povo oprimido pelo poderio romano com apoio das autoridades religiosas. Em todo o Evangelho, Jesus se revela como um vinho bom. Por onde passa, Ele recupera a alegria e a esperança. Ele dá novo sentido à vida das pessoas. Nesta festa de Nossa Senhora Aparecida, que a exemplo de Maria, sejamos solícitos às necessidades de nossos irmãos e irmãs. Peça a Deus a graça de reforçar, na sua vida, a alegria e esperança que vem de Jesus.

Em que situações você foi solícito às necessidades das pessoas? Recorde as oportunidades em que agiu com solicitude aos mais sofridos. Em que situações sua presença devolveu a alegria e a esperança a alguém? Recorde as pessoas que a exemplo de Maria e Jesus lhe ajudaram a devolver a alegria e a esperança em sua vida e na vida de sua família.

“Fazei tudo o que ele vos disser!” Procure identificar o que o Senhor lhe pede neste momento de sua vida. Qual o apelo que Jesus lhe faz? Acompanhe o Poema de Milton Nascimento:

Maria, Maria. É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria, Maria. É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria. Mistura a dor e a alegria

Termine sua oração dando graças ao Senhor pela presença das pessoas de fé que lhe devolvem a alegria e a esperança de viver. Eleve a Deus seu pedido e também uma ação de graças…

Ave Maria, Cheia de graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte.

Amém.

Fonte:

https://arquidiocesebh.org.br/palavra-se-fez-carne/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s