“Fazer memória” revela-se fundamental em toda caminhada

O Observatório da Evangelização em busca de contribuir com a memória da caminhada da Igreja na América Latina sugere o filme “P/Fé na Caminhada”. Trata-se de um provocante relato histórico da caminhada das Comunidades de Base (CEBs) com ênfase nos anos 80. Comunidades cristãs animadas pela fé no Evangelho de Jesus assumem, com todas as consequências, o compromisso pastoral de ser Igreja em defesa da dignidade da vida.

A película, ainda que situada há mais de 30 anos, mostra-se bastante atual, seja pela força das ideias nele desenvolvidas, seja pela seriedade com que aborda acontecimentos recentes da história do Brasil. Encontra-se disponibilizado no youtube, embora dividido em quatro partes. Em cada uma delas, a força das imagens e da linguagem utilizadas tem a capacidade de despertar-nos do comodismo ou estimular crescimento no senso crítico do espectador em relação a realidade social brasileira.

O filme, sem deixar de explicitar a crueza da violência, faz memória de muitos mártires, homens e mulheres que deram a vida por uma América Latina mais justa e inclusiva. Por isso desperta para maior compromisso com a causa do Reino de Deus, centro da vida de Jesus de Nazaré.

Com roteiro de Dom Pedro Casaldáliga, esse filme forte e incisivo provoca, profundamente, a quem se deixa interpelar pelo projeto de Deus. “De uns tempos para cá, não se pode mais falar em caminhada do povo sem falar em caminhada dos mártires. É uma caminhada só“. (Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Felix do Araguaia, Goiás).

Vale a pena conferir: